Atingida por um incêndio nas oficinas de Carlos Gomes (Campinas- SP), em setembro de 2020, a locomotiva nº 9 foi reformada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e voltou a operar no trecho turístico Jaguariúna- Campinas, em maio deste ano. A Maria Fumaça é uma joia da história ferroviária brasileira: foi fabricada sob encomenda na Alemanha, pela empresa A. Borsig, em 1912, para atuar na Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). Nas linhas operou até 1956, quando a EFA concluiu o projeto de alargamento da bitola métrica para larga, aposentando diversas máquinas. A locomotiva nº 9 teve sorte e acabou servindo como monumento no prédio de administração da ferrovia em Araraquara, até 1991, quando foi cedida à ABPF pela Fepasa.
Artigos Relacionados
Arquivo Ferroviário
A estação ferroviária de Mariana (MG) foi erguida em 1914 para integrar o ramal de Ponte Nova, que ligava Ouro Preto (MG) ao Rio de Janeiro, com mais de 600 km operados pela antiga Estrada de Ferro Leopoldina […]
Arquivo Ferroviário
Com 110 anos de existência, a locomotiva 215 leva o título de primeira máquina reformada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Fundada em 1977, […]
Arquivo Ferroviário
São José do Rio Pardo, cidade paulista. O ano era 1884 quando teve origem o Ramal Férreo do Rio Pardo que, até então, era de uma empresa particular. Quatro anos depois, passou a ser da Cia. Mogiana, que o transformou no ramal de Mococa. Em 1909, nascia a Estação Venerando, ligando Mococa à Estação Ribeiro do Vale e depois à Guaxupé. […]
Seja o primeiro a comentar