Atingida por um incêndio nas oficinas de Carlos Gomes (Campinas- SP), em setembro de 2020, a locomotiva nº 9 foi reformada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e voltou a operar no trecho turístico Jaguariúna- Campinas, em maio deste ano. A Maria Fumaça é uma joia da história ferroviária brasileira: foi fabricada sob encomenda na Alemanha, pela empresa A. Borsig, em 1912, para atuar na Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). Nas linhas operou até 1956, quando a EFA concluiu o projeto de alargamento da bitola métrica para larga, aposentando diversas máquinas. A locomotiva nº 9 teve sorte e acabou servindo como monumento no prédio de administração da ferrovia em Araraquara, até 1991, quando foi cedida à ABPF pela Fepasa.
Artigos Relacionados
Arquivo Ferroviário
São José do Rio Pardo, cidade paulista. O ano era 1884 quando teve origem o Ramal Férreo do Rio Pardo que, até então, era de uma empresa particular. Quatro anos depois, passou a ser da Cia. Mogiana, que o transformou no ramal de Mococa. Em 1909, nascia a Estação Venerando, ligando Mococa à Estação Ribeiro do Vale e depois à Guaxupé. […]
Arquivo Ferroviário
A automotriz é um belo carro de passageiros com tração própria, que operava nos trechos da antiga SR3 (Superintendência Regional 3) da RFFSA, responsável […]
Arquivo Ferroviário
Uma locomotiva C44-9W (Wabtec), fabricada nos EUA em 1999, recebeu uma pintura especial em homenagem à antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA). A máquina é originária da Ferronorte e, agora pintada com as cores vinho, laranja e amarelo, integra […]
Seja o primeiro a comentar