Folha de S. Paulo (Coluna) – Mais de 140 organizações da sociedade civil e pesquisadores se reuniram em um manifesto, que será lançado nesta quinta (22), data que marca o dia mundial sem carro, para pedir a criação do SUM (Sistema Único de Mobilidade).
A ideia é que o sistema integre as esferas federal, estadual e municipal, nos mesmos moldes do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Entre as sugestões, o grupo aponta distribuição de recursos de forma integrada entre as três esferas de governo, controle público sobre dados de bilhetagem eletrônica e promoção de linhas de financiamento para implementar infraestruturas de transporte público.
Segundo a ONG de defesa do consumidor Idec, que é um dos signatários do manifesto, o grupo reuniu esforços de entidades como a Fenametro (Federação Nacional dos Metroferroviários), o Sindicato dos Metroviários de São Paulo e o ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento).
A ideia, ainda de acordo com o Idec, é colocar o material no contexto do debate do projeto de lei 3278/2021, sobre o marco legal da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tramita no Senado.
Seja o primeiro a comentar