Costa Norte (Baixada Santista-SP) – O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, reiterou, nesta quarta-feira (31), sobre a realização de estudos para levar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Região Metropolitana da Baixada Santista até o município de Praia Grande. Ele determinou que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) realize os estudos necessários à futura contratação do projeto. O novo ramal vai possibilitar a ligação entre Santos, São Vicente e Praia Grande.
“Vamos já fazer o projeto desse ramal para Praia Grande, para integrar toda a Região Metropolitana da Baixada”, disse Rodrigo Garcia.O VLT opera nas cidades de Santos e São Vicente, com trajeto de 11,5 km, entre os terminais Porto e Barreiros. Com investimento de R$ 218 milhões, o segundo trecho está em obras com previsão de operação total já no primeiro semestre de 2023. Serão 8 km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As obras do terceiro trecho deverão ser iniciadas no primeiro trimestre de 2023. O trajeto entre Barreiros e Samaritá receberá investimento de R$ 505 milhões e prazo de execução de 2 anos. “ Nós estamos em obra com o segundo trecho, a previsão é até o primeiro semestre do ano que vem concluir a obra. Uma obra que tem um nível de complexidade grande. Santos é uma cidade histórica e o VLT passa por ruas estreitas que contam a história do nosso estado e do nosso país”, acrescentou Rodrigo Garcia.
Seja o primeiro a comentar