
Metrô CPTM – O governo do estado e a concessionária Rumo Logística, que é responsável pelo transporte de cargas no trecho entre Jundiaí e Campinas, assinaram um acordo para implantar o Trem Intercidades Eixo Norte nesta quarta-feira, 28.
Segundo nota da gestão Garcia, a anuência prévia da Rumo permitirá o uso das vias segregadas do transporte de carga para implementar os serviços de passageiros. O governador, candidato à reeleição, exagerou no “otimismo” ao prever que as obras possam começar já no primeiro semestre de 2023.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em entrevista recente, Rodrigo Garcia afirmou que a licitação do TIC Eixo Norte só deverá ocorrer no ano que vem. O edital, que tinha previsão para ser lançado em agosto, está empacado por conta de pendências junto ao governo federal. O candidato Tarcísio Freitas, apoiado pelo governo Jair Bolsonaro, é rival direto do tucano e está em segundo lugar na maior parte das pesquisas eleitorais.
Segundo o nota, o governo estadual “aguarda apenas a formalização do convênio por parte do Ministério da Infraestrutura para lançar o edital de concorrência do Trem Intercidades”.

Ligando a estação Palmeiras-Barra Funda a Campinas, com uma parada em Jundiaí, o Trem Intercidades deverá levar pouco mais de uma hora para cumprir o trajeto. A concessão em formato de PPP (Parceria Público-Privada) terá investimento estimado em R$ 10 bilhões e inclui a operação da Linha 7-Rubi e do Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas.
A futura vencedora da concorrência receberá um valor pela disponibilidade dos serviços do TIM e da Linha 7 além de receber diretamente o valor das tarifas do Trem Intercidades. Segundo dados obtidos pelo site, a previsão é que a tarifa entre São Paulo e Campinas custe cerca de 63 reais em valores atuais. Os trens serão do tipo “double-decker” (dois andares) e com velocidade comercial de 95 km/h.
Além da Rumo, o governo depende de outra concessionária, a MRS, que detém os direitos de exploração do trecho entre Jundiaí e a capital paulista. A empresa renovou a concessão da sua malha em julho apenas.
O aguardado Trem Intercidades tem prazo de início do serviço pleno de 84 meses após o início da concessão. Caso o contrato seja de fato assinado em 2023, o serviço expresso só deve ter início entre 2029 e 2030.
Seja o primeiro a comentar