Trem da Linha 3-Vermelha do Metrô que manobrava em pátio bate em equipamento de sinalização nesta quarta

Trem ficou com a parte da frente danificada. — Foto: Arquivo pessoal
Trem ficou com a parte da frente danificada. — Foto: Arquivo pessoal

G1 – Um trem que estava fora de operação, manobrando no pátio da estação Belém, da Linha 3 – Vermelha, na Zona Leste de São Paulo, colidiu em um equipamento de sinalização na manhã desta quarta-feira (31).

O veículo bateu contra um cavalete, e a estrutura perfurou a parte da frente do veículo.

Em nota, o Metrô informou que nenhuma pessoa ficou ferida e que não haverá redução de oferta nos trens.

“Na manhã desta quarta-feira, 31 agosto 2022, um trem que manobrava em velocidade reduzida no Pátio Belém colidiu em um equipamento de sinalização ao ser estacionado em uma das linhas. Não houve feridos. Os danos leves serão reparados em breve pela equipe de manutenção. Não haverá redução na oferta de trens pois enquanto os reparos estiverem sendo feitos, um outro trem, que estava na reserva, vai recompor a frota de trens em circulação.”

Cavalete perfurou a parte da frente do trem. — Foto: Arquivo pessoal
Cavalete perfurou a parte da frente do trem. — Foto: Arquivo pessoal

Em nota, a Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), diz que a colisão pode ter sido causada por um sistema de controle e sinalização de trens que trabalha sem operador. “A ocorrência de hoje foi no Pátio Belém, na Linha 3. O funcionário da Alstom fazia simulação em software e assim como nos últimos dias, não havia Operador de Trem acompanhando, mas hoje o trem resolveu movimentar sozinho e colidiu no cavalete de final de via. Se não fosse o cavalete, o trem teria seguido para o estacionamento de carros onde na sequência fica o galpão da manutenção.”

“Se houvesse operador de trem, a colisão teria sido evitada com o freio de emergência, visto que o trem partiu de condição estática”, completou.

A federação alegou também que “foi aberta falha COPESE (Comissão Permanente de Segurança) e a bancada dos eleitos da CIPA deve chamar reunião extraordinária para tratar do assunto”.

Também em nota, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo informou que “a composição K07, que estava testando o sistema CBTC, bateu sem Operado de Trem em um cavalete de limite de trilhos e teve a frente bastante danificada. Não havia passageiros e o trem estava fora de serviço”.

“O acidente ocorre justamente no momento em que o Metrô confirma que pretende retirar os Operadores de Trem do monotrilho (Linha 15), que funcionará com o CBT. A empresa também anunciou que deve comprar 44 trens sem cabine. Se houvesse um OT, a colisão poderia ser evitada com o freio de emergência, já que o trem partiu de condição estática. O Sindicato alerta há muito tempo que é extremamente imprudente retirar os Operadores de Trem do monotrilho da Linha 15, que teoricamente vai funcionar com o CBTC. O monotrilho não pode circular sem o Operador de Trem. E o sistema CBTC já demonstrou várias vezes que não é confiável.”

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/08/31/trem-da-linha-3-vermelha-do-metro-que-manobrava-em-patio-bate-em-equipamento-de-sinalizacao-nesta-quarta.ghtml

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