Greenbrier Maxion e AmstedMaxion completam 79 anos de atuação no mercado ferroviário

Amsted

As empresas Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, originárias da Fábrica Nacional de Vagões (FNV) – a primeira fábrica de vagões do Brasil, completaram 79 anos de atividades no dia 22 de outubro. Com tradição, expertise, alta tecnologia e inovação, as empresas estão preparadas para atender os avanços do transporte de carga por ferrovias, provendo aos mercados nacionais e internacionais vagões de alta performance para o transporte de todos os tipos de carga, serviços, truques completos e seus componentes, rodas ferroviárias, além de componentes para os setores de mineração e de máquinas para construção através das peças produzidas com aço especial.

As empresas, que são a maior operação ferroviária da América do Sul, recentemente formalizaram um acordo de cooperação técnica com a Industrias Baco para atuar no mercado argentino, que possibilitará que a Industrias Baco produza e comercialize localmente vagões ferroviários de carga, truques e sistema de portas de vagões, com o know-how de engenharia, tecnologia e conhecimento técnico da Greenbrier Maxion. Os componentes como rodas, sistema de choque e tração e fundidos do truque serão fornecidos pela AmstedMaxion.

Para Eduardo Scolari, presidente da Greenbrier Maxion, os 79 anos representam toda a tradição e expertise da empresa, que investe constantemente em tecnologia para prover otimizações para as ferrovias. “Somos a primeira fábrica de vagões do país. Ao longo desses anos nosso time aprimorou o desenvolvimento de vagões de carga, investimos em tecnologia para atender a todas as necessidades das operadoras e clientes finais. Buscamos sempre o que há de mais moderno para tornar o segmento ferroviário cada vez mais competitivo, eficiente e sustentável”, declara.

José Santos de Araújo, diretor geral da AmstedMaxion, destaca que a empresa investe constantemente nos produtos, nos processos e nas pessoas para garantir componentes ferroviários e industriais robustos e de alta qualidade. “Nossa equipe está cada vez mais qualificada, os nossos processos seguem com melhorias contínuas e nossos produtos possuem alta tecnologia empregada, sempre com inovação, propósito e visão de futuro”, observa.

História

Fundada em 1943, a primeira fábrica de vagões do Brasil teve como objetivo fortalecer a indústria nacional e ampliar a ferrovia no Brasil. Em 1990, a FNV foi adquirida pelo grupo brasileiro Iochpe que, em 1998, devido à crescente expansão de suas atividades, decidiu dividir a empresa em duas unidades distintas: a Maxion – Fundição e Equipamentos Ferroviários, voltada para o setor ferroviário e fundição; e Maxion Componentes Estruturais, atuando no setor de autopeças e Implementos Rodoviários.

A AmstedMaxion foi formada em 2000, a partir de uma joint venture entre a brasileira Iochpe Maxion e a americana Amsted Industries, com unidades em Cruzeiro e Hortolândia. Em 2015, a fabricante americana de vagões The Greenbrier Companies se tornou acionista na fundição em Cruzeiro-SP e em 2017 majoritária na unidade de vagões em Hortolândia-SP, que passou a ter o nome de Greenbrier Maxion. Em 2018, The Greenbrier Companies aumentou sua participação na AmstedMaxion, e em 2019 a Amsted Rail se tornou majoritária na fundição AmstedMaxion. Hoje, as duas empresas, Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, formam a maior operação ferroviária e a solução completa e integrada no setor ferroviário e industrial.

Saiba mais em https://gbmx.com.br/greenbrier-maxion-e-amstedmaxion-completam-79-anos-de-atuacao-no-mercado-ferroviario/

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