Indonésia entra na era do trem-bala chinês

Trem-bala da Indonésia - Foto: Reprodução Nikkei Asia
Trem-bala da Indonésia - Foto: Reprodução Nikkei Asia

Valor Econômico – A Indonésia apresentou em público os vagões do primeiro trem de alta velocidade do país, que liga a capital Jacarta a Bandung, uma importante cidade de Java Ocidental, com operações comerciais previstas para começar em junho de 2023.

Os carros, apresentados à mídia no sábado, foram fabricados pela empresa estatal chinesa CRRC. As capas dos vagões não foram removidas durante todo o evento.

Os carros chegaram ao porto de Tanjung Priok, em Jacarta, no início de setembro. Um total de 12 conjuntos de trens de oito vagões, com aproximadamente 200 metros de comprimento cada, serão entregues no futuro, incluindo aqueles para inspeção.

De acordo com a Kereta Cepat Indonesia China (KCIC), uma joint venture Indonésia-China para o projeto ferroviário de alta velocidade, os vagões consistem em assentos VIP, assentos de primeira e segunda classe e um vagão-restaurante.

Com uma velocidade máxima de 350 quilômetros por hora, o trem-bala ligará Jacarta e Bandung, a uma distância de cerca de 142 km, em apenas 35 minutos, em comparação com 3,5 horas da ferrovia existente.

Há um plano para o presidente indonésio, Joko Widodo, e o presidente chinês, Xi Jinping, fazerem um passeio juntos para uma operação de teste da nova ferrovia em novembro. Xi deve participar da Cúpula do Grupo dos Vinte (G20) em Bali no mesmo mês, evento presidido pela Indonésia.

Inicialmente, o Japão foi considerado um forte concorrente para ganhar o pedido do projeto ferroviário de alta velocidade da Indonésia. No entanto, Widodo adotou a proposta chinesa com a condição de que a China não exigisse que a Indonésia arcasse com qualquer encargo financeiro.

No entanto, a conclusão do projeto foi adiada em relação à meta original de 2018 devido a atrasos na desapropriação de terras e à pandemia de covid-19. A construção está aproximadamente 90% concluída e a ferrovia deve ser inaugurada em junho de 2023.

O custo total da construção excede a estimativa inicial de US$ 5,5 bilhões. Em outubro de 2021, o governo indonésio reverteu seu plano anterior e decidiu investir fundos governamentais. O parlamento está examinando a quantidade de dinheiro necessária.

Fonte: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/10/04/indonsia-entra-na-era-do-trem-bala-chins.ghtml

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