
Metrô CPTM – De volta às escavações desde o dia 31 de agosto, a Tuneladora Sul, “tatuzão” usado pela construtora Acciona para abrir os túneis da Linha 6-Laranja em direção à São Joaquim, teve um avanço bastante modesto em setembro.
Graças às imagens aéreas do canal iTechdrones feitas nos últimos dias, é possível ver que a enorme máquina de 109 metros de comprimento ainda se encontra parcialmente no poço SE Aquinos, de onde supostamente partiu há pouco mais de um mês.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Comparando fotos do “tatuzão”, este site estimou que houve um avanço de cerca de 60 metros até este sábado, quando o iTechdrones gravou seu vídeo.
A tuneladora, batizada de “Maria Leopoldina”, tinha sido arrastada até uma posição de emboque já dentro de um túnel escavado pelo método NATM, ou cerca de 45 metros além do poço. A imagem aérea mostra que um dos últimos módulos do equipamento encontrava-se justamente à vista no SE Aquinos.
Ou seja, faltavam poucos metros para a “cauda” do tatuzão deixar o local em direção à estação Santa Marina, próxima parada em seu deslocamento. Nesse período, portanto, a Acciona teria obtido um avanço médio de cerca de dois metros por dia.
Reinício simbólico?
Se tivesse mantido a média pretendida pela empresa espanhola, a Tuneladora Sul deveria ter avançado por volta de 360 metros no mês passado. A futura estação Santa Marina está localizada a cerca de 450 metros do local de partida, o que indicava uma possível chegada durante este mês.
Obviamente, retomar esse trabalho não é uma tarefa simples, sobretudo pela situação incomum ocorrida em fevereiro, quando toneladas de esgoto danificaram a máquina fabricada na China.
Segundo relatos obtidos pelo site, em alguns dias as esteiras que retiram o material escavado pelo VSE Tietê permaneceram desligadas, um sintoma de que a atividade do tatuzão não tem sido tão frequente assim. Espera-se, no entanto, que a Acciona consiga ganhar ritmo à medida que as atividades avancem.
A cerimônia simbólica de retomada das escavações no final de agosto contou com a presença do governador Rodrigo Garcia (PSDB) e serviram como mais um argumento eleitoral a favor de sua campanha. Neste domingo, 2, durante o 1º turno das eleições, o candidato acabou fora da disputa ao terminar em 3º lugar e deixará o cargo em 31 de dezembro.
Em nota, a Acciona informou que “o TBM Sul está em operação desde o dia 31 de agosto, seguindo cronograma de atividades de perfuração”.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/tatuzao-da-linha-6-laranja-tem-reinicio-lento-de-escavacoes/
Seja o primeiro a comentar