G1 – A Vale abriu 50 vagas gratuitas para o curso de iniciação profissional em Noções Básicas para Maquinistas no Espírito Santo. Moradores de toda a Grande Vitória vão poder participar do curso. As inscrições podem ser feitas entre esta segunda-feira (24) e quarta-feira (26).
O curso é uma parceria com o Senai e para se inscrever é preciso ir até o Senai Vitória, localizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Bento Ferreira.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos, morar nas cidades participantes e ter o ensino médio completo ou a ser finalizado este ano.
As aulas começam no dia 7 de novembro e serão presenciais, sempre de segunda a sexta-feira. Há vagas para os turnos da tarde e da noite.
O conteúdo inclui informações sobre operação ferroviária, vistoria de vagões e cargas, manobras, entre outros.
O objetivo é estimular a qualificação profissional e contribuir para o desenvolvimento social nos territórios onde a Vale atua. Não há relação entre a qualificação e a contratação de mão de obra pela empresa.
Serviço:
Inscrições: de 24 a 26 de outubro, das 13h às 17h e das 18h às 22h
Requisitos: morar em Vitória, Serra, Cariacica ou Vila Velha; ter mais de 18 anos e ensino médio completo (ou a ser concluído em 2022)
Local de inscrições: Senai Vitória, localizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2235, Bento Ferreira, Vitória, ES
Documentos necessários: Original do documento oficial de identificação com foto (RG ou CNH); CPF; comprovante de residência e de escolaridade; apresentação do CadÚnico para o candidato que tiver
Aulas: a partir de 7 de novembro
Para conferir o edital completo para as inscrições clique aqui
Fui ferroviário por cerca de 38 anos, sendo 20 como aprendiz, ajudante de maquinista, maquinista de manobra e operador de trens unidades ou metropolitanos, monitor de campo e instrutor de teoria e prática de condução; e outros 18 anos como Supervisor de Tração. Me desculpem, fazer um curso para maquinista sem estar atrelado a contratação, no meu singelo entendimento, não faz o menor sentido, mesmo que de graça.