Metrô estima que estação Jacu Pêssego da Linha 15 receberá 80 mil passageiros por dia

Canteiro da estação Jacu Pêssego (CMSP)
Canteiro da estação Jacu Pêssego (CMSP)

Metrô CPTM – O Metrô de São Paulo deu início às obras civis das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, da Linha 15-Prata, nesta quinta-feira, 15. O Consórcio Expresso Boa Esperança, formado pelas empresas Queiróz Galvão e MPO, havia assinado contrato em fevereiro, mas até aqui estava preparando o projeto executivo das duas paradas.

O escopo também inclui o Pátio Ragueb Chohfi, que dará apoio ao Pátio Oratório para comportar os 46 trens Innovia 300 que rodarão no ramal de monotrilho dentro de alguns anos.

O novo trecho estenderá a Linha 15 por mais 3 km, sobre a Avenida Ragueb Chohfi, levando o ramal para uma região carente de transporte público de qualidade. Não é por menos que a demanda esperada para a estação Jacu Pêssego impressione: segundo o Metrô, passarão por ela diariamente nada menos que 80 mil pessoas.

É mais do que a estação Vila Prudente (do monotrilho) recebe atualmente (54 mil usuários) e mais de quatro vezes o volume de São Mateus, que hoje é a mais movimentada no sentido leste.

Chegada em Cidade Tiradentes

Se Jacu Pêssego chama a atenção, a estação Boa Esperança surpreende pelos números modestos. Serão 7,5 mil passageiros por dia, uma demanda parecida com a estação Sapopemba atualmente.

Diferentemente da futura estação Ipiranga, as novas paradas repetirão a arquitetura sem inspiração da Linha 15, com plataforma central, uma cobertura sem iluminação natural e o uso de concreto aparente e estruturas metálicas de visual apagado.

O Pátio Ragueb Chohfi terá uma área de 53,7 mil m² e ficará numa antiga fábrica na altura do número 4.978 da avenida homônima. “Além do espaço para o estacionamento de trens e via para a manobra das composições, ele contará com sete blocos para administração e abrigo de subestações de energia”, diz o Metrô.

O custo do projeto é de R$ 1,8 bilhão e a previsão de conclusão é de 2025. Pela boa experiência na construção da estação Jardim Colonial, o prazo é realista ao menos no caso da duas estações.

Segundo o governador Rodrigo Garcia, a extensão da Linha 15-Prata até a Cidade Tiradentes, que é parte do projeto do Metrô, ficará a cargo do seu sucessor, Tarcísio Freitas. O novo governador deverá decidir se o ramal terá mais quatro estações e então concluir o plano inicial, com 18 estações.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/metro-estima-que-estacao-jacu-pessego-da-linha-15-recebera-80-mil-passageiros-por-dia/

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