Começam as obras de restauro da Estação Ferroviária de Taubaté

Estação Ferroviária de Taubaté

CBN Vale – O início das obras de restauração da Estação Ferroviária de Taubaté, foi anunciado nesta quinta-feira (26), durante evento no local que contou com a presença de autoridades e representantes das empresas envolvidas na revitalização do patrimônio histórico, e que devem durar doze meses.

Intitulada “Estação do Conhecimento”, o projeto para preservação do patrimônio histórico idealizado pelo Instituto I.S. de Desenvolvimento e Sustentabilidade Humana, conta com o apoio financeiro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e com o patrocínio da EDP Energia, e da MRS Logística, ferrovia de carga que atua nos estados de MG, RJ e SP, por meio do edital Resgatando a História, do BNDES.

A conclusão das obras e inauguração do local estão previstos para janeiro de 2024. O valor total do projeto é de R$ 9,3 milhões, sendo que R$ 7,5 milhões serão apoiados pelos parceiros da iniciativa Resgatando a História, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Com 6.025 m2, sendo 2.500 de área construída, o complexo tem um papel importante na história do Brasil, tendo sido o principal meio de distribuição do café para o porto de Santos e, ao mesmo tempo, parada obrigatória de passageiros nas viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro até a década de 80.

Além de preservar o patrimônio histórico e cultural brasileiro, o objetivo da restauração é criar um espaço dedicado à inovação aberta, com auditório, coworking, restaurante, espaço para cursos e eventos, laboratórios de mobilidade e segurança cibernética, atividades culturais, economia criativa e turismo.

Contexto Histórico

Inaugurada em meados do século XIX, a Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), a Estação Taubaté, por muitos anos, foi o principal meio de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao longo do Vale do Paraíba. A estação funcionava como carga e descarga de mercadorias, além de servir como transporte para passageiros, entre eles, o presidente Getúlio Vargas.

Datado de 1876, o complexo documenta a história do desenvolvimento econômico nos períodos imperial e início da república, por meio do escoamento do café para o Porto de Santos, onde era exportado para a Europa e EUA. Da mesma forma, sinalizava para início da industrialização paulista e seu valor simbólico para a construção da identidade de Taubaté como uma importante e rica cidade do interior paulista.

Fonte: https://www.cbnvale.com.br/comecam-as-obras-de-restauro-da-estacao-ferroviaria-de-taubate/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*