G1 – Uma falha na rede aérea de abastecimento de energia, na região da estação Imperatriz Leopoldina, afeta a circulação de trens da Linha 8-Diamante nesta segunda-feira (30).
De acordo com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da linha, por volta de 6h30, uma oscilação de energia causou uma falha elétrica, seguida de um curto-circuito numa subestação que alimenta o trajeto, cerca de duas horas depois.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Devido ao problema, os trens estão circulando em via única entre as estações Domingo de Moraes e Imperatriz Leopoldina.
Durante a manhã, a concessionária informou que havia acionado o sistema Paese para fazer o percurso entre as estações Lapa e Carapicuíba.
O Globocop registrou o momento em que passageiros estavam sendo retirados de vagões parados.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a falha ocorreu por conta de um incêndio que atingiu o transformador da estação. Moradores enviaram imagens que mostram fumaça que estava no local.
A Enel Distribuição São Paulo informou, em nota, que não há falta de energia elétrica no entorno da estação de trem Vila Leopoldina, Linha 8 – Diamante.
Falha na Linha 9-Esmeralda
A circulação de trens na Linha 9-Esmeralda, entre as estações Pinheiros e Ceasa, também apresentou falha na manhã desta segunda-feira (30).
De acordo com a ViaMobilidade, às 6h30 houve uma oscilação de fornecimento de energia e os trens circularam em velocidade reduzida.
“Às 7h30, técnicos da ViaMobilidade atuaram na estação Cidade Universitária da Linha 9-Esmeralda para esvaziar um trem que apresentou falha no sistema de tração. A operação já foi normalizada”, afirmou a empresa.
Cerca de três horas após a normalização, uma nova falha no sistema de alimentação elétrica foi registrada na linha, nas proximidades da estação Vila Lobos-Jaguaré. Segundo a concessionária, o problema foi solucionado 22 minutos depois.
Seja o primeiro a comentar