A nova edição da Revista Ferroviária traz na capa uma matéria especial sobre a indústria ferroviária e como ela tem sido impactada diante do cenário atual do setor, com renovações antecipadas e novos projetos de ferrovias. Com os segmentos de construção e remodelação de vias em alta, as expectativas dos fornecedores aumentam, mas há desafios nesse caminho. Veja aqui a reportagem.
Na seção Entrevista, uma conversa com o presidente e líder Regional para a América Latina da Wabtec, Danilo Miyasato, que fala sobre os investimentos da empresa na diversificação do portfólio. Segundo o executivo, o setor ferroviário vive um momento diferente do que vinha acontecendo nos últimos dez anos atrás.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Na seção reportagem, o novo sistema auxiliar de sinalização para maquinistas, desenvolvido pela SuperVia. Em Mercado, o novo equipamento entregue pela Matisa para a MRS e os vagões tanque produzidos pela Greenbrier Maxion para a empresa de etanol FS.
Em Expressas, as decisões que foram contempladas no plano de 100 dias do Ministério dos Transportes e os problemas que envolvem os sistemas metroferroviários do Rio de Janeiro. Na seção Gente que faz diferença, os funcionários que são destaques na Rumo, CBTU Maceió e na Wabtec.
Dedicamos o espaço do Arquivo Ferroviário para a foto do trem de Natal da MRS, que circulou em dezembro nos três estados onde opera a ferrovia (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). No Estudo de Mercado, o levantamento anual Todas as Consultoras, trazendo os principais estudos e projetos metroferroviários em andamento e concluídos entre 2021 e 2022.
Na coluna Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda fala sobre o desafio de transformar o serviço de massa de transporte sobre trilhos em uma experiência individual para o usuário. Na Nota Técnica, o estudo vencedor da categoria 01 do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, intitulado “Novos modelos de trabalho pós-pandemia e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro”. A autoria é de Anna Clara de Oliveira e Diogo Salcides.
Em Estatísticas, os dados de movimentação de carga e de passageiros em setembro e outubro de 2022. Na seção Artigo, um texto escrito pela vice-presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária e conselheira do Crea junto à Prefeitura de Petrópolis (RJ), Angela França, que aborda a reativação do Trem da Serra de Petrópolis. Na Foto do Mês, o trem Mireo Plus H, versão a hidrogênio da Siemens Mobility, que deve operar na Alemanha a partir de 2024. No Sumário, locomotivas da Rumo em posto de abastecimento no pátio de Tutóia (SP).
Clique aqui para ler a edição.
Os assinantes receberão o exemplar impresso em breve.
Apoie o Jornalismo Ferroviário
Desde a sua fundação, em janeiro de 1940, a Revista Ferroviária teve mais de 150,3 mil páginas impressas em mais de 920 edições.
Na era digital, foram mais de 32.526.935 visualizações de páginas no seu portal.
Se você ainda não é assinante, faça agora a sua assinatura e já acesse a nova edição
Clique aqui e faça a sua assinatura
Seja o primeiro a comentar