SuperVia desenvolve dispositivo para auxiliar sinalização

SuperVia - protótipo SASM

O dispositivo, chamado Sistema Auxiliar de Sinalização para Maquinista (SASM), é composto por três botões (verde, amarelo e vermelho) instalados no painel de comando da cabine do trem.

A SuperVia está implementando um equipamento que reforça seu sistema de sinalização (Automatic Train Protection-ATP, na tradução livre Sistema de Proteção Automática) e auxilia os maquinistas na condução dos trens. O dispositivo, chamado Sistema Auxiliar de Sinalização para Maquinista (SASM), é composto por três botões (verde, amarelo e vermelho) instalados no painel de comando da cabine do trem. O condutor deve apertar sempre o botão da mesma cor da sinalização, que varia ao longo da linha férrea. Ele, então, se acende. A ideia é reforçar a percepção do profissional sobre a indicação do sinal naquele momento, para que ele não precise confiar apenas na memória do que viu. Além disso, o equipamento está interligado à tração da composição, o que impede, por exemplo, que o veículo saia do lugar caso a luz vermelha no painel esteja acesa.

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*