Tuneladora da Linha 2-Verde é entregue oficialmente na China

Tatuzão da Linha 2-Verde foi entregue nesta sexta-feira (CREG)
Tatuzão da Linha 2-Verde foi entregue nesta sexta-feira (CREG)

Metrô CPTM – O tatuzão que escavará os túneis da extensão da Linha 2-Verde até a Penha passou com sucesso no processo de aceitação pelo seu cliente, o consócio CML2, informou a fabricante do equipamento, a China Railway Engineering Equipment Group (CREG). A tuneladora foi finalizada na China e será enviada ao Brasil nas próximas semanas.

Segundo a CREG, o novo tatuzão, com diâmetro de 11,66 metros, deverá escavar cerca de 6.500 metros de túneis a uma profundidade de até 41 metros. O subsolo por onde a máquina percorrerá é composto de areia, silte e argila, mas que também inclui condições geológicas complexas, como grandes cascalhos e rochas intrusivas ao longo do trajeto.

A fabricante é uma das maiores do setor atualmente, com vários outros tatuzões em produção na China. O equipamento adquirido pelo CML2 para uso do Metrô de São Paulo é designado oficialmente pelo número “1207”. Trata-se do maior TBM (Tunnel Bore Machine) entregue para um cliente na América do Sul.

Atraso de ao menos 18 meses

O CML2 precisará agora tentar minimizar o atraso causado por uma ação na Justiça que impediu as obras no canteiro do Complexo Rapadura por vários meses. Como este site mostrou, o cronograma original de escavação do tatuzão previa o início dos trabalhos em janeiro de 2022, com conclusão da primeira fase em maio deste ano.

Ou seja, caso a tuneladora comece a escavar em julho ou agosto, serão cerca de 18 meses de atraso. Se mantiver a mesma previsão de avanço, o tatuzão chegaria ao VSE Falchi Gianini por volta de outubro ou novembro de 2024. Quatro meses depois, ele voltaria a partir da Vala Penha, com previsão de chegar ao Complexo Rapadura no início de 2025.

O Metrô cita o ano de 2026 como de inauguração das oito estações, portanto, sobrariam pouco mais de um ano para que o trecho fosse finalizado, tanto na obra civil como em sistemas. Por ser um ano de eleições, é bastante provável que a atual gestão pressionará para que a obra seja concluída até lá.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/tuneladora-da-linha-2-verde-e-entregue-oficialmente-na-china/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0