G1 – O prefeito de São Vicente, no litoral de São Paulo, Kayo Amado (Pode) anunciou em live nas redes sociais, na manhã deste sábado (21), a extensão do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) até a Área Continental do município.
Segundo Amado, a obra economizará o tempo das pessoas, além de melhorar a mobilidade urbana da cidade. “Cronograma está sendo cumprido e o VLT para a Área Continental vai se tornando realidade”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A publicação foi feita pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) no Diário Oficial do Estado de São Paulo, que oficializou o início da licitação para as obras da 3ª fase do VLT na região.
De acordo com o anúncio do prefeito, os serviços preveem a construção de três novas estações do VLT na Área Continental: Ponte Nova, Quarentenário e Rio Branco, além do Terminal Samaritá ao final, com pátio de manobra.
Em julho do ano passado, o então governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), já havia anunciado R$ 160 milhões para obras da parte ferroviária, anexa à parte rodoviária. Em encontro recente com o prefeito, o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou o compromisso de levar essa obra como prioridade.
Ponte dos Barreiros
São Vicente entregou, no ano passado, o ‘as built’ [como construído] da Ponte dos Barreiros aos técnicos da EMTU. O documento contém alto nível de detalhamento, fornecendo todas as informações sobre as obras executadas pela empresa contratada pela prefeitura e fiscalizadas pelo poder executivo.
A obra para o VLT obrigará que a EMTU faça um reforço na Ponte dos Barreiros, que precisará ser ampliada com novas estacas, representando uma intervenção bastante complexa. No entanto, a empresa disse que não será preciso interditar a passagem durante as obras.
Seja o primeiro a comentar