Quase 18 meses após acidente, ViaMobilidade ainda não retomou obras de expansão da estação Santo Amaro

Estação Santo Amaro em outubro de 2022 (iTechdrones)
Estação Santo Amaro em outubro de 2022 (iTechdrones)

Metrô CPTM – Perto de completar 18 meses desde que uma das suas estruturas da passarela desabou, a estação Santo Amaro segue sem uma previsão de retomada do projeto de expansão.

Responsabilidade da ViaMobilidade Linhas 5 e 17, a obra prevê expandir as plataformas da estação da Linha 5-Lilás, que foi construída em uma ponte estaiada no início dos anos 2000. Além disso, a concessionária ampliará as áreas de ligação com a estação homônima da Linha 9-Esmeralda, hoje também sob operação do mesmo grupo econômico.

Segundo o contrato de concessão, o projeto de expansão de Santo Amaro deveria ter sido entregue em 25 de janeiro de 2022, portanto, há um ano. Mas em 17 agosto de 2021, uma das estruturas metálicas caiu no Rio Pinheiros, felizmente, sem causar ferimentos graves aos funcionários.

Desde então, o processo de retomada se arrasta sem que o governo do estado tenha revelado quais foram as causas do acidente nem mesmo se a ViaMobilidade arcará com algum tipo de sanção por descumprir as obrigações assumidas na concessão.

Por meio de SIC (Serviço de Informação ao Cidadão), este site voltou a questionar o governo para obter uma previsão sobre a expansão. A resposta, mais uma vez, foi lacônica.

Segundo a ViaMobilidade, as propostas de empresas interessadas em realizar o serviço foram enviadas em dezembro de 2022, mas até agora a concessionária não escolheu uma delas.

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5 – Lilás, encerrou em dezembro de 2022 o processo de pré-construção, com o recebimento das propostas técnicas para a obra de expansão da Estação Santo Amaro. O próximo passo será a análise das propostas apresentadas, com a definição da melhor solução técnica para a retomada do empreendimento e consequente escolha da empresa que executará as obras”, explicou a empresa.

A expansão da estação Santo Amaro é necessária por conta do grande movimento de passageiros que circula entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, sobretudo quando a primeira teve sua extensão inaugurada até as linhas 1-Azul e 2-Verde.

Em fevereiro de 2020, mês que antecedeu a pandemia do Covid-19, passavam diariamente pela estação da Linha 5-Lilás cerca de 95 mil passageiros. Essa demanda caiu para 72 mil usuários por dia em dezembro de 2022.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/quase-18-meses-apos-acidente-viamobilidade-ainda-nao-retomou-obras-de-expansao-da-estacao-santo-amaro/

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