Poder360 – O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou menos ferrovias que o da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Foram 682 km do militar da reserva ante 1.839 km da petista.
Os dados do governo de Bolsonaro foram obtidos via Lei de Acesso à Informação e comparados com a série histórica da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Nos seus 2 primeiros anos de gestão, Bolsonaro não entregou novos trilhos. Em 2021, foram 172 km. No ano passado, 510 km. Dilma fez uma média de 460 km por ano. A média de Bolsonaro foi de 171 km.
Houve um aumento nas entregas nos últimos anos do governo, sendo que em 2022 ele obteve seus melhores resultados. Foram 510 km. Em 2021, 172 km.
A área de ferrovias ficou sob encargo do ex-ministro, e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Hoje, o responsável é o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL).
NOVO MARCO LEGAL
No governo anterior, a aposta foi na aprovação de um novo marco legal, que ocorreu em 2021. Já foram assinados 32 contratos com base nas novas regras. Eles preveem a entrega de 10.963 km de ferrovias. Aumentaria a malha para 41.000 km. Mas isso pode demorar. Ou não ser feito.
Não há garantias que a extensão autorizada seja realmente implementada. Há a expectativa, porém, que aumente o tamanho da malha local.
O Brasil tem hoje 29.983,8 km de ferrovias. Em 1999, tinha 28.075,4. Nos últimos 23 anos, a média de construção foi de 83 km anuais. Como comparação, a Alemanha tinha, em 2015, 33.000 km, mas o tamanho de Minas Gerais. Os Estados Unidos tem quase 200.000 km de ferrovias.
Fonte: https://www.poder360.com.br/economia/bolsonaro-entregou-menos-ferrovias-que-dilma-rousseff/
Resumindo, Bolsonaro entregou infinitamente muito mais, pois além da apostar no marco ferroviário, não houve o principal: CORRUPÇÃO.