Investimento vai ganhar, diz Renan Filho

Valor Econômico – O ministro do Transporte, Renan Filho, disse ontem que as novas regras fiscais que irão substituir o teto de gastos e devem ser apresentadas nos próximos dias pelo governo Lula precisam garantir investimento com sustentabilidade fiscal.

Em um evento em São Paulo, o ministro criticou o teto de gastos e disse que a busca pelo equilíbrio fiscal levou o governo federal a um patamar de investimento semelhante ao do Uruguai.

“O teto de gastos se transformou em um teto de investimento. O país precisava de uma âncora mais forte, mas se transformou ao longo dos últimos anos no país relevante que menos investiu no mundo.”

O ministro afirmou que em 2014 o Brasil chegou ao ápice de investimento ao se somar público e privado. “De 2003 até 2014, o Brasil ampliou investimento. De 2015 para cá, o investimento foi errático e nunca se recuperou.”

Renan Filho também afirmou que a pasta trabalha na formulação do “Plano 100”, para apresentar nos cem dias de governo, que terá diferentes eixos, como revitalização de obras rodoviárias e ferroviárias e plano de escoamento de safra de grãos.

“Vamos ter R$ 22 bilhões em investimentos em transportes neste ano, mais do que nos últimos quatro anos e quatro vezes mais do que no ano passado.”

Segundo ele, o governo também tem a meta de reverter a trajetória da piora da malha ferroviária e retomar obras inacabadas, principalmente ligadas aos ministérios das áreas sociais (creches, hospitais e escolas).

“O novo arcabouço é o momento de garantir novos investimentos para o país. Não é uma escolha de Sofia, em que é preciso escolher entre investimento sem sustentabilidade fiscal ou a sustentabilidade sem investimento.”

Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/03/28/investimento-vai-ganhar-diz-renan-filho.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0