Metrô de BH: secretário detalha obras, próximos passos e situação de servidores da CBTU

Rádio Itatiaia – O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros de Souza, detalhou nesta sexta-feira (24), os próximos passos do projeto de concessão do metrô de BH e ressaltou a expectativa de que já no primeiro ano da gestão privada os usuários percebam melhorias no serviço prestado. 

“Nossa expectativa é que já no primeiro ano várias melhorias sejam percebidas pela população. A empresa já começa a operar imediatamente o metrô e estão previstas uma série de melhorias: revitalização da linha 1, modernização e redução no tempo de viagem. Todas as 19 estações vão passar por reformas, com melhorias em relação à acessibilidade, também será criada uma nova estação, no Novo Eldorado”, explica Pedro Bruno. 

A construção da Linha 2, que vai ligar a região do Barreiro, deve começar no 18º mês da concessão, ou seja, no início do segundo semestre de 2024. “Também está prevista a construção da tão esperada Linha 2, que terá 7 estações totalmente equipadas, vai permitir um novo meio de transporte para várias pessoas”, diz. 

“A nova estação do Novo Eldorado está prevista para ser entregue ao final do terceiro ano da concessão. As obras da Linha 2 a expectativa é que no 18º mês da concessão já comecem a ser executadas. Com todo o sistema, vamos beneficiar 270 mil passageiros na região metropolitana diariamente, sendo 50 mil usando a nova linha”, afirmou o secretário. 

Futuro dos servidores da CBTU 

O secretário ressaltou que o contrato prevê um ano de estabilidade para os funcionários da CBTU a partir de hoje e que a concessionária vai iniciar as conversas com a categoria. 

“Em relação aos empregados da CBTU, o contrato de concessão prevê a estabilidade para todos eles no período de 12 meses contados a partir de agora. Entendemos que esse período é fundamental para que a empresa que chega agora e os empregados possam dialogar e construir um arranjo que seja do interesse de todos”, diz Pedro Bruno. 

“Na nossa visão enquanto estado, dado que o serviço metroviário é bastante especializado, entendemos que a empresa precisa contar com essa mão de obra super qualificada para poder conduzir a operação daqui para frente. Acreditamos que esse período servirá para buscar entendimentos. Somos sensíveis e sabemos que isso gera uma preocupação por parte dos empregados, mas temos convicção que vamos construir a várias mãos um acordo que atenda a todos”, avalia. 

Redução no intervalo das viagens

“Outro benefício é a redução no intervalo de viagens. A concessão prevê já no segundo ano do contrato que as melhorias feitas pela empresa em sistema de sinalização e energia, vai fazer com que o tempo de intervalo entre os trens, atualmente em 15 minutos, se reduza para 5 minutos nos horários de pico”, explicou o secretário de Infraestrutura. 

Novas estações

Segundo o secretário, o governo de Minas pretende manter reuniões a partir da próxima semana para acompanhar e fiscalizar o andamento das obras da nova concessão. 

“As novas estações serão concluídas a partir do quarto ano da concessão e que tudo já esteja em operação a partir do sétimo ano. Ao longo desse período vão ter outras entregas parciais que vão trazer para a população melhorias no serviço. Já iniciamos a partir da semana que vem as reuniões de trabalho com a empresa para poder acompanhar essa execução, fiscalizar e garantir que essas melhorias”, diz. 

Fonte: https://www.itatiaia.com.br/editorias/politica/2023/03/24/metro-de-bh-secretario-detalha-obras-proximos-passos-e-situacao-de-servidores-da-cbtu

1 Comentário

  1. Privatize tudo Zema! O metrô de BH é uma piada e parabéns ao presidente Bolsonaro pela iniciativa da privatização.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*