A Pelicano Construções fechou contrato com a Vale para executar, durante o prazo de cinco anos, trabalhos de correção geométrica de via ao longo de toda a extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (905 km). Com o acordo, a construtora vai disponibilizar quatro conjuntos de socadoras e reguladoras de lastro, que serão utilizados de forma exclusiva na EFVM. Os equipamentos fazem parte da frota total de 11 conjuntos da Pelicano, adquiridos da Plasser & Theurer.
Fernando Ribeiro, diretor da Pelicano, diz que o contrato é inédito no setor em função de seu prazo de duração, além de abrir caminho para a evolução de modelos de contratação ‘full service’ na área de construção e manutenção de via. “Estamos há 11 anos fazendo serviços de renovação de via na Estrada de Ferro Carajás, mas lá os contratos vêm sendo renovados a cada dois anos. Dessa vez, estamos disponibilizando parte de nossa frota exclusivamente para os trabalhos na EFVM durante os próximos cinco anos”.
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O trabalho de correção geométrica da via consiste em nivelar e alinhar a linha, por meio de serviços de socaria de lastro. O objetivo é garantir a perfeita geometria da via permanente, explica Ribeiro. “É um trabalho que proporciona excelência e segurança operacional, mantendo a via dentro dos melhores padrões ferroviários internacionais”, acrescenta o diretor.
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