Sete ferrovias registraram aumento de volume em 2022; no geral, porém, o resultado foi negativo
Das 13 ferrovias que compõem a tabela de Estatísticas, sete registram aumento de volume de carga transportada em 2022. São elas: Estrada de Ferro Vitória a Minas, Rumo Malhas Norte e Central, Ferrovia Centro-Atlântica, Ferrovia Tereza Cristina, MRS Logística e Ferrovia Norte-Sul. Nesse grupo, o destaque é a Malha Central, que apresentou o maior crescimento entre as operadoras, com 133,6% em toneladas úteis (TU) e 150% em toneladas por quilômetro útil (TKU). A Norte-Sul, operada pela VLI, ficou em segundo lugar em termos de aumento na comparação entre os acumulados, com 18,3% em TU e 19,7% em TKU.
O desempenho dessas operadoras difere do resultado geral de carga, que caiu levemente em relação a 2021. A redução entre as ferrovias brasileiras em TU foi de 1,2% em TU e 0,1% em TKU. Entre as concessionárias que não registraram resultado positivo em 2022 estão a Estrada de Ferro Carajás, Transnordestina Logística, Rumo Malhas Sul, Oeste e Paulista e Ferroeste. A queda mais expressiva foi nesta última, com -34,2% em TU e -34,7% em TKU.
Em passageiros, a recuperação pós-pandemia continua na maior parte dos sistemas sobre trilhos. As operadoras comandadas pela CCR – ViaQuatro, ViaMobilidade (apenas Linha 5-Lilás do metrô de SP) e VLT Carioca – são destaques no acumulado de 2022. Já nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos de SP, a comparação entre um ano e outro ainda não é possível de ser feita, uma vez que a operação da ViaMobilidade nesses sistemas teve início em janeiro de 2022.
TRANSPORTE DE CARGA POR FERROVIA – NOVEMBRO 2022
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