Valor Econômico – O BNDES quer ajudar o governo federal a estruturar um plano nacional de PPPs (Parcerias Público-Privadas), disse Nelson Barbosa, diretor de Planejamento do banco público, ao participar de evento do Bradesco BBI nessa quinta-feira (6).
A ideia, segundo ele, é aproveitar a experiência que o BNDES desenvolveu nos últimos anos – “mérito da gestão anterior”, reconheceu – na estruturação de projetos e transformar em programas de escala nacional, em saúde e educação, por exemplo.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ele citou “casos de sucesso”, via BNDES, em PPPs de educação, no Sul, e de saúde, no Sudeste.”[A intenção é] avaliar se essas experiências pontuais podem ser reproduzidas com sucesso em escala nacional”, afirmou.
Isso poderia fazer parte “do novo programa de investimentos sendo discutido e formulado no Palácio do Planalto”, disse, em referência ao que vem sendo chamado, provisoriamente, de “PAC 3”.
“Às vezes, o valor unitário de cada projeto desses é pequeno e acaba não acontecendo porque os entes ou não conhecem o processo ou não estão dispostos a incorrer no custo de estruturação do projeto. Se for parte de uma iniciativa federal, acho que podemos ganhar bastante escala e gerar investimentos a serem financiados posteriormente por várias fontes, mercado público, crédito, mercado de capitais”, afirmou.
Seja o primeiro a comentar