Lula diz que tentará convencer China a fazer mais investimentos no Brasil

Valor Econômico – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (10) que aproveitará sua viagem à China, nesta semana, para convidar Xi Jinping, presidente do gigante asiático, a visitar o Brasil nos próximos meses. Além disso, Lula disse que tem o objetivo de convencer os chineses a investirem em novos ativos, como obras de infraestrutura.

“A China é nosso principal parceiro comercial e vamos tentar convencê-los a fazer mais investimentos aqui. Mas também vamos tentar vender mais carne, aviões da Embraer. Quero fazer uma forte política externa porque o Brasil precisa voltar a ter representatividade. Vamos consolidar nossa relação com a China, vamos convidar o Xi Jinping para vir ao Brasil. Queremos que eles façam investimentos em coisas que não existem, como estradas”, disse o presidente.

Lula falou sobre o assunto em entrevista ao programa Voz do Brasil, noticiário estatal de difusão obrigatória produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Na entrevista, o presidente também falou sobre a Amazônia. O petista defendeu a preservação, mas fez um aceno ao eleitorado da região Norte ao dizer que a população local também precisa ter condições de gerar riqueza e produzir.

Para o presidente, a solução seria abrir a Amazônia para a ciência. “Não quero transformar a Amazônia num santuário da humanidade. Temos que permitir que as 28 milhões de pessoas que moram lá possam comprar, comer. O nosso trabalho é convidar o mundo para abrir a Amazônia para a ciência, ajudando a pesquisar [na região]”, disse.

O presidente voltou a defender o combate às mudanças climáticas e disse que, em junho, deverá representar o Brasil num encontro com chefes de Estado do Congo e Indonésia, que representam os países detentores das maiores florestas tropicais do mundo.

No fim do ano passado, as três nações criaram uma coalização para tratar da preservação das florestas. Lula explicou, entretanto, que irá tentar convencer o Congo a convidar outros países da América do Sul para participar do encontro.

“Temos que convencer as pessoas da importância da questão climática. Em junho, tenho o compromisso com o Congo e a Indonésia de fazer um encontro entre os países com a maior reserva florestal. Quero que o Congo convide também os outros países da América do Sul. A Amazônia não é só nossa. E, se estivermos juntos, seremos muito mais fortes”, explicou Lula.

Segundo Lula, a economia brasileira só vai crescer se a América do Sul se desenvolver de forma conjunta. “Não interessa o Brasil querer ser rico com países pobres na América do Sul. A gente precisa cuidar do nosso quintal também”, acrescentou.

Lula também comentou os 100 dias de seu governo, completados hoje. “O que fizemos até agora foi retomar políticas sociais que foram desmontadas por outros governos nos últimos anos”, analisou. “Se fazer política social nos primeiros três meses era o mais importante, a obsessão agora é gerar empregos”, complementou.

Por fim, o presidente comentou o relançamento do programa Mais Médicos. “Nós vamos levar médicos para todas a cidades; tem que ter médico em todas as cidades do País”, concluiu.

Fonte: https://valor.globo.com/politica/noticia/2023/04/10/lula-diz-que-tentara-convencer-china-a-fazer-mais-investimentos-no-brasil.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0