A 31ª edição do Prêmio Revista Ferroviária aconteceu ontem (quinta, dia 27), em São Paulo. O evento, que marcou a volta da premiação pós-pandemia, reuniu mais de 400 pessoas, entre autoridades, representantes da indústria ferroviária e das operadoras de carga e de passageiros. O grande homenageado da noite foi o empresário do agronegócio e presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Blairo Maggi – escolhido Ferroviário do Ano de 2022 por ser um legítimo representante do setor que mais impulsiona as ferrovias atualmente. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (Ferroviário do Ano de 2017), entregou o troféu a Maggi. O encontro contou ainda com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Ferroviário do Ano de 2018).
Descendente de uma família de empreendedores que migrou do Sul para o Centro-Oeste e abriu novas fronteiras agrícolas no Brasil, Maggi é acionista do Grupo Amaggi. Conhece como poucos a logística do agronegócio no país. Foi um dos idealizadores do corredor de exportação de grãos em direção a portos do Norte, com a utilização de hidrovias dos rios Madeira e Amazonas. Mas ainda faltam trilhos nessa infraestrutura. “As ferrovias precisam avançar para o interior do Mato Grosso”, declarou Maggi em seu discurso. “Construam ferrovias, porque carga existe”. O Mato Grosso produz um terço da produção nacional de soja e milho, mas possui apenas uma ferrovia – a Malha Norte – que alcança o sul do estado, em Rondonópolis. “Alguns momentos na vida nos fazem creditar que vale a pena continuar trabalhando muito por um Brasil mais próspero e que tenha uma economia ainda mais eficiente”, reforçou.
POD NOS TRILHOS
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- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
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- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em seu discurso, Geraldo Alckmin falou sobre a importância das ferrovias para o desenvolvimento do país e sobre como o governo pretende impulsionar o setor. “Através das Parcerias Público-Privadas vamos gerar investimentos em infraestrutura, com garantia pública aos projetos realizados junto com a iniciativa privada”. Em referência a Tarcísio de Freitas, disse que o estado de São Paulo pode contar com o governo para projetos que levem em conta essa modelagem. “Quero dizer aqui que o estado de São Paulo pode contar com o governo federal”.
Freitas frisou, em sua apresentação, o edital recém-publicado pelo governo de São Paulo para o Trem Intercidades São Paulo-Campinas, garantindo que o leilão deverá acontecer ainda esse ano. “Vamos construir outros trens de média distância”. O governador falou também sobre a compra de 44 trens para o Metrô de São Paulo. “Vamos comprar mais trens e garanto que eles serão fabricados no Brasil. Vamos reativar a indústria ferroviária e gerar empregos. Vamos investir pesado na industrialização e contarei com a parceria do nosso vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio [Geraldo Alckmin] nesta tarefa.”
Premiação
Com 29 categorias, divididas em 24 setoriais e cinco especiais, o evento celebrou empresas e profissionais da área ferroviária que prestam um trabalho de excelência no setor.
Na premiação, instituições de ensino como a Unicamp, operadoras de passageiros como CPTM, o Metrô de São Paulo e o VLT Carioca, além das de carga Rumo Malha Norte e Paulista e MRS Logística saíram vencedoras. Já no campo dos fornecedores de produtos para ferrovias ou serviços, Greenbrier Maxion, Siemens, Super Metal, Wabtec e Cavan foram alguns dos premiados.
Esse ano, a surpresa ficou por conta do Prêmio Destaque da Indústria 2022, dado à Greenbrier Maxion, pela resiliência ao enfrentar um mercado caracterizado por vales e picos de encomendas, como o de vagões. O presidente da MRS Logística foi designado a entregar a placa de homenagem preparada pela Revista Ferroviária ao CEO da Greenbrier Maxion, Eduardo Scolari.
Os vencedores foram escolhidos através de votação por profissionais do setor ferroviário inscritos no Colégio Eleitoral, formado por aproximadamente 5 mil funcionários de operadoras de carga e de passageiros, além de clientes destas empresas, fornecedoras da indústria e associações ligadas ao modal de ferrovias. A votação foi cruzada nas categorias setoriais, ou seja, operadoras votaram em fornecedores e fornecedores votaram em operadoras. Já nas categorias especiais, a votação foi aberta a todo o Colégio Eleitoral. Além dos votos dos profissionais do setor, a escolha dos finalistas e vencedores este ano levou em conta, num sistema de pontuação, a atuação das empresas no período 2020 a 2022.
Veja a lista completa de vencedores nas 29 categorias do Prêmio RF 2023
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