Monotrilho de Salvador
Uma vergonha esse tipo de obra. Eliminaram o trem de subúrbio de Salvador alegando as obras, mas essas não avançam. Existe algo de podre nessa história toda. Em resumo, a população vai sofrendo as consequências de uma má gestão do projeto.
Deveriam ter iniciado as obras com o trem em funcionamento por meio de desvios na via permanente. Está parecendo em tese que fizeram de propósito em benefício de terceiros.
Paulo Roberto Stradiotto
prstradiotto@gmail.com
Polêmico

O monotrilho foi a maior besteira que se fez em São Paulo!
Marc Antoine Bussotti
mabussotti@gmail.com
Autorização para o TAV
Fui informado que essa Sociedade de Propósito Específico (SPE) “TAV” tem um capital social registrado de
apenas R$ 100 mil. Seria possível receber o TAV Rio-São Paulo em concessão uma empresa tão pequena?
Marcelo Perrupato e Silva
mperrupato@gmail.com
Nota RF: a empresa TAV Brasil pediu autorização à ANTT para implementar uma ferrovia de alta velocidade entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Não se trata, portanto, de uma concessão.
BRTs
Ao que tudo indica e ao que parece, os BRTs já construídos no país são fantasmas invisíveis que não servem de exemplo para ninguém, há os que funcionam pessimamente e os que são implantados em corredores sem demanda, onde ônibus comuns (com dois eixos), fantasiados de BRT, circulam praticamente vazios, onerando custos operacionais sem nenhuma serventia, com uma construção que degrada tragicamente o tecido e a paisagem urbana por onde passa, a exemplo do tosco e malfadado BRT de Salvador. E assim seguem sacrificando a mobilidade urbana em busca de uma placa comemorativa mais fácil de ser colocada na parede de uma obra mais curta e menos importante.
pregopontocom@hotmail.com
KinetiX da Wabtec

Tecnologia excelente. Apenas uma observação: quando não se aplica dinheiro, recursos, para a ferrovia rodar bem os limites e tolerâncias das peças começam a mudar. Quando entrei na Fepasa a condenação dos frisos das rodas era de 22mm e quando chegamos nas décadas de 1980 já havia reduzido para 17, 16,5 mm. Como diz o Chicó, companheiro de João Grilo: “eu não sei como foi, mas sei que foi assim…”
José Marques
jms3000@bol.com.br
Ferromodelismo
Parabéns à Frateschi por este grande lançamento! É o ferreomodelismo brasileiro representando nossas ferrovias e empresas! Este novo vagão tanque modelo TCT expõe a nova tendência de cargas para novas ferrovias, que é a importância da sustentabilidade em nossa matriz de combustíveis desenvolvidos por meio de energia limpa e renovável!
Luiz Eduardo Silvino Bueno
l.eduardo.sb@hotmail.com
Gente que faz na EFC

Parabéns pela trajetória Kelleton! Toda a EFC tem orgulho da transformação que vocês estão promovendo na manutenção de via permanente! Sempre com olhar para as pessoas, meio ambiente e comunidades. Muito orgulho!
Marcelo Augusto Fazza dos Santos
fazza.marcelo@gmail.com
Errata RF
Na edição Janeiro/Fevereiro de 2023, os números corretos em Estatísticas para o acumulado de janeiro
a dezembro de 2022 da movimentação de carga são 500,8 milhões de toneladas úteis (TU) e 371,06
bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU). Na comparação com o mesmo período de 2021, houve decréscimo de 1,2% em TU e 0,1% em TKU no transporte de carga pelas ferrovias brasileiras. As tabelas atualizadas estão no site da RF (www.revistaferroviaria.com.br).
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