G1 – Após pedido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o Ministério Público decidiu dar uma nova chance para a ViaMobilidade melhorar a qualidade do serviço prestado. A decisão foi tomada em uma reunião nesta quinta-feira (13).
- A concessionária opera as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trem na capital;
- Desde que a empresa assumiu a administração da Linha 8, em agosto de 2022, houve cinco descarrilamentos;
- Na Linha 9, aconteceu um, conforme levantamento da TV Globo.
No último dia 30 de março, após o terceiro descarrilamento de trem no ano, o Ministério Público deu a entender que não faria mais negociações com a ViaMobilidade.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Disseram que iam resolver os problemas, e não resolveram. Em função disso, e também do descarrilamento, não resta outra alternativa a não ser deixar as negociações com a empresa. Infelizmente vamos ter que tomar as providencias necessárias visando a extinção desse contrato“, afirmou o promotor Silvio Marques na ocasião.
A partir da reunião desta quinta (13), o Ministério Público quer que a ViaMobilidade apresente um plano de investimento com resultados rápidos para as linhas, além do pagamento de indenização pelas falhas acumuladas.
A proposta deve ser apresentada pela empresa na próxima segunda-feira (17). Se o Ministério Público considerar que é uma proposta factível, continuam a negociação. Caso contrário, o MP disse que vai pedir a extinção do contrato na Justiça.
Investigação do MP
O MP investiga a sequência de falhas na operação desde que a concessionária ViaMobilidade assumiu linhas de trem. Nas vistorias, eles identificaram vários problemas nas vias:
- Dormentes de madeira em estado avançado de degradação.
- Sem parafusos em trechos dos trilhos
- Trilhos desgastados
- Trilhos sem grampo de fixação
- Falta de poda da vegetação ao longo das vias
No relatório, o MP sugeriu a troca de trilhos e aparelhos de mudança de via desgastados ou danificados e conclui que a concessionária deve acelerar as ações de melhorias nas linhas, além de antecipar a proficiência dos funcionários e obter o auto de vistoria dos bombeiros.
O MP pediu também que a ViaMobilidade apresente um plano emergencial para corrigir as falhas apontadas pela comissão de monitoramento de concessões, do próprio governo do estado.
Seja o primeiro a comentar