O Povo – O VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) de Fortaleza vai contar com a Estação Aeroporto até o fim de 2023, prevê a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). O VLT Ramal Aeroporto vai funcionar com duas estações, a Expedicionários, já entregue, e a Aeroporto, além da estrutura da linha férrea dos trechos em superfície e em elevado.
O ramal terá capacidade para transportar até 36 mil pessoas por dia, estima a pasta.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Na Estação Aeroporto, localizada na avenida Senador Carlos Jereissati, em frente ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, as obras seguem em fase de acabamento, com colocação de piso, luminárias e revestimento. Já a parte elevada está com 80% de execução.
A nova linha terá 2,65 quilômetros de extensão, sendo 0,5 km em elevado. O equipamento “irá oferecer aos passageiros uma opção de mobilidade mais segura, rápida, confortável e integrada aos outros modais”, afirma a Seinfra. O investimento é de aproximadamente R$ 57 milhões.
As colunas dos trilhos da Estação Aeroporto passam por um trecho de árvores da região. O POVO questionou à Seinfra se foi feita alguma avaliação de impacto da obra e se há previsão de replantio das árvores.
Segundo a pasta, “quanto à supressão vegetal no trecho do elevado, foram cumpridas todas as exigências legais, assim como realizados os estudos necessários, para a autorização dos órgãos ambientais”. Um plano de reposição florestal está em fase de elaboração, acrescentou.
A Estação Expedicionários, localizada na avenida de mesmo nome, no cruzamento com a avenida Lauro Vieira Chaves, bem ao lado da pista de decolagem do Aeroporto Pinto Martins, já está em funcionamento. Desde dezembro de 2022, a estação beneficia a população que utiliza o VLT Parangaba-Mucuripe.
A Estação Expedicionários, 11ª estação da linha, localizada no bairro Vila União, conta com uma praça para a comunidade, parquinho infantil, espaço de convivência e uma academia ao ar livre.
Na inauguração da Estação Expedicionários, o secretário de Infraestrutura do Estado, Lúcio Gomes, detalhou que a Estação Aeroporto vai ligar o ramal para a Parangaba-Mucuripe. “Por sua vez, ela já está ligada na linha Sul e, no futuro, até com a linha Leste”, detalhou.
Seja o primeiro a comentar