Metrô CPTM – O Metrô de São Paulo anunciou em seu site que publicará nesta sexta-feira (30) um edital de licitação para escolher uma empresa que assuma a manutenção dos trens de monotrilho da Linha 15-Prata.
Fornecidos originalmente pela Bombardier, os trens Innovia 300 são mantidos pela Alstom, que comprou a divisão ferroviária do grupo canadense. Segundo declaração do Metrô enviada ao site em abril, “a manutenção dos trens ainda está sendo realizada em conjunto Metrô/ Alstom”.
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Entende-se que as composições estão com a garantia perto de vencer, daí a necessidade de buscar um novo fornecedor que possa apoiar os serviços de manutenção. Na resposta de dois meses atrás, a companhia cita que as unidades estão “dentro do processo de transição da manutenção da fabricante para o Metrô”. O site enviou questionamentos para o Metrô mas até a publicação deste artigo não havia recebido resposta.
O Metrô recebeu 27 trens Innovia 300, um modelo que foi desenvolvido pela Bombardier com base no modelo Innovia 200. As composições foram fabricadas em Hortolândia, no interior de São Paulo, com exceção do cabeça de série, que foi montado no Canadá. O contrato, no entanto, prevê o fornecimento de 54 trens para serem usados em toda a extensão da Linha 15-Prata.
No ano passado, o Metrô fechou um aditivo com a Alstom para receber mais 19 trens Innovia 300, mas desta vez a empresa optou por montá-los na China, em parceria com a CRRC.
Até semanas atrás, a frota de monotrilhos estava desfalcada de oito unidades, quatro avariadas em duas colisões e outras quatro aguardando “a disponibilização de peças da garantia do fornecedor”. Outros três trens passavam por manutenção preventiva.
O carrossel da operação do ramal normalmente utiliza 16 composições no pico, por isso em certos dias a oferta tem ficado abaixo da necessária, prejudicando os passageiros, incluindo os que utilizam a Linha 2-Verde, usada para conexão com o restante da malha metroferroviária.
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