Veja (Coluna) – Uma comitiva da Índia esteve no Brasil recentemente para propor investimentos no transporte ferroviário de passageiros. Em setembro, ministros de Lula vão ao país tratar do tema.
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Espero que vire mesmo realidade, estou na torcida.
A Índia tem uma longa e indiscutível experiência em ferrovias. Sendo uma das grandes referências mundiais nesse setor, ainda mais quando se trata de transportar em escala gigantesca e por grandes distâncias.
Existem sim numerosos problemas e gargalos por lá, mas sempre sendo equacionados e resolvidos ao longo dos tempos. Pois na India já existe, há muito tempo, algo que o Brasil ainda não tem: Planejamento de longo prazo, que transcende gestões de governos e de partidos políticos.
Mais uma lição para nós aprendermos.
“A IR opera 13.169 trens de passageiros diariamente, em rotas de longa distância e suburbanas, cobrindo 7.325 estações em toda a Índia. Os trens expressos, os tipos mais comuns de trens, operam a uma velocidade média de 50,6 km/h. Os trens-unidades elétricos suburbanos funcionam a uma velocidade média de 37,5 km/h. Os trens de passageiros comuns operam a uma velocidade média de 33,5 km/h. A velocidade máxima dos trens de passageiros varia, com o Expresso Gatimaan operando a uma velocidade máxima de 160 km/h.[3]
No segmento de cargas, a IR opera 8.479 trens diariamente. A velocidade média dos trens de carga é de cerca de 24 km/h”…
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrovias_Indian
Sinceramente, esperar algo de bom de um país que possui uma malha ferroviária que um lixo é acreditar no Papai Noel.
É piada? As ferrovias na India são um lixo e querem investir aqui?
Que venham e tragam mobilidade para esse país paralitico que ainda anda de cadeira de rodas. Os anos 70 e 80 reduziram o Brazil a pneus e em 15 anos perdemos mais de 8.000Km de ferrovias.