Veja SP – O Estado de São Paulo concentrará 30 bilhões de reais, o equivalente a 10,7% dos 280 bilhões em investimentos previstos para o país em ferrovias e rodovias, dentro do novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) do governo federal. O valor global do PAC anunciado no dia 11 deste mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 1,7 trilhão de reais e envolve outras áreas de infraestrutura no país.
Em entrevista na quarta-feira (16), o ministro dos Transportes, Renan Filho, detalhou os investimentos previstos em cada estado do país, incluindo os do Sudeste. O valor de São Paulo é de pouco menos de um terço do total previsto, que soma 96,1 bilhões de reais. Minas Gerais deverá receber a maior fatia do bolo, com 39,8 bilhões. Além de São Paulo e Minas, Rio de Janeiro terá 20,6 bilhões, e Espírito Santo terá 5,6 bilhões de reais.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Embora tenha sido vendido com uma roupagem nova, a maior parte dos investimentos anunciados virá de PPPs (Parcerias Público-Privadas) e de recursos privados, muitos deles já detalhados anteriormente. Haverá participação minoritária de recursos dos cofres públicos. Os 280 bilhões de reais de investimentos sem todo o pais reúnem um total de 300 empreendimentos. Dos 280 bilhões e reais, 201 bilhões serão de recursos privados e outros 79 bilhões de verbas provenientes dos cofres do Orçamento Geral da União.
Todos os detalhes do plano ainda não foram divulgados, já que o governo federal depende da aprovação do arcabouço fiscal no Congresso Nacional. Apesar disso, as prioridades elencadas pelo ministro em São Paulo incluem um projeto já conhecido, o do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas. Informações já divulgadas a respeito do projeto indicam que ele demandará, sozinho, 12,5 bilhões de reais.
A maior parte dos 30 bilhões de reais previstos para São Paulo, 23 bilhões, será para projetos em ferrovias. Outros 7 bilhões serão para obras em rodovias. Uma das prioridades é a BR 116/101, a Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio.
Veja a lista de empreendimentos no estado inclusos no novo PAC:
Rodovias
Investimentos da concessão da BR-153/SP – divisa MG/SP – divisa SP/PR –
Investimentos da concessão da BR-116/SP/PR – São Paulo/SP – Curitiba/PR –
Investimentos da concessão da BR-116/101/SP/RJ – Rio -São Paulo e Rio – Ubatuba
Ferrovias
Investimentos da concessão da Malha Paulista
Investimentos da concessão do Trem de Passageiros Intercidades – São Paulo – Campinas
Investimentos da concessão da Malha Oeste – SP/MS
Investimentos da concessão da Malha Norte – SP/MT
Investimentos da concessão da Malha Sudeste – MG/RJ/SP
Estudo de novas concessões da malha Sul – SP/PR/SC/RS
Estudo de novas concessões da Malha Oeste – MS SP
Fonte: https://vejasp.abril.com.br/cidades/sp-pac-obras-ferrovias-rodovias/
Seja o primeiro a comentar