Não se sustenta
As grandes infraestruturas de interesse público não se sustentam, em sua maioria, apenas com investimentos privados. No caso dos transportes públicos são muitos os investimentos necessários, além dos altos custos operacionais, que obviamente não serão bancados apenas com a arrecadação de tarifas (que por sua vez precisam ser acessíveis ao orçamento dos seus milhões de usuários). Sem investimentos conjuntos entre governo e concessionárias, e sem subsídios operacionais, a conta não fecha. É assim no mundo inteiro, e não teria como ser diferente aqui.
Santiago Artur Wessner
stgowr@gmail.com
Índia na parada
Espero que essa intenção da Índia em investir em transporte ferroviário de passageiros no Brasil vire mesmo realidade, estou na torcida. A Índia tem uma longa e indiscutível experiência em ferrovias. Sendo uma das grandes referências mundiais nesse setor, ainda mais quando se trata de transportar em escala gigantesca e por grandes distâncias. Existem, sim, numerosos problemas e gargalos por lá, mas sempre sendo equacionados e resolvidos ao longo do tempo. Pois na Índia já existe, há muito tempo, algo que o Brasil ainda não tem: planejamento de longo prazo, que transcende gestões de governos e de partidos políticos. Mais uma lição para nós aprendermos.
Santiago Artur Wessner
stgowr@gmail.com
Sinceramente, esperar algo de bom de um país que possui uma malha ferroviária que um lixo é acreditar no Papai Noel.
Aloizio Barros de Souza
aloiziobarros@gmail.com
Que venham e tragam mobilidade para esse país paralítico, que ainda anda de cadeira de rodas. Os anos 70 e 80 reduziram o Brasil a pneus e em 15 anos perdemos mais de 8 mil km de ferrovias.
Sebastião Edson Chaves
atoleletronica@gmail.com
Destaque no Nordeste
Nossa ferrovia cearense sempre revela pessoas que se destacam por sua luta, dedicação, amor e profissionalismo, e o nosso amigo Paulo César é mais um exemplo que nos orgulha por fazer parte dessa história.
Parabéns a você por essa homenagem.
Aécio Teixeira Sales
aecio.sales@metrofor.ce.gov.br
Homenagem mais do que justa dedicada ao grande Paulo Cesar. Um profissional dedicado e pau para toda obra. Sempre pronto para ajudar incondicionalmente. Cortês, amigo e leal. É o mínimo que posso dizer de você, meu amigo.
Parabéns!
Antônio William Ricardo
antoniowilliamr@gmail.com
Paulo, parabéns pelos 34 anos de ferrovia. Admiro esse comprometimento que você tem com esses jovens que desejam um mundo melhor. Desejo o melhor para você. Abraço!
Francisco de Assis Martins Henriques
assis.henriques@gmail.com
Muita história
Parabéns, Revista Ferroviária! Uma publicação que já se tornou um verdadeiro patrimônio do setor ferroviário brasileiro. São décadas e décadas de histórias contadas. A RF contou muitas notícias, como a criação da RFFSA, a eletrificação da Companhia Paulista, a remodelação da Mogiana, a criação da Fepasa, a construção da Ferrovia do Aço, da Estrada de Ferro Carajás, da Ferrovia Norte-Sul, do Metrô de São Paulo e do metrô do Rio de Janeiro.
Contou sobre as privatizações da década de 1990 e muito mais. É uma vida nos trilhos! Sou assinante com muito orgulho desde fevereiro de 2006, e continuarei a ser por toda a minha vida!
Eduardo Bueno
l.eduardo.sb@hotmail.com
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