Repórter Diário (ABC Paulista) – O Metrô anunciou, na semana passada, a prorrogação do prazo de entrega do estudo para o projeto da linha 20-Rosa (Santa Marina-Santo André). O que seria entregue no próximo dia 26 de setembro passará para 12 de agosto de 2024, o que por consequência atrasa o restante do projeto. Estado ainda estuda a possibilidade de dividir a obra em duas fases.
O consórcio GPO-Geocompany-Geotec é o responsável pelo estudo. Com o adiamento da entrega, também haverá atrasos para a finalização do projeto funcional e do anteprojeto de engenharia. O novo prazo também ajudará nos estudos que serão feitos pela empresa IFC (International Finance Corporation) que analisa as propostas das linhas 19-Celeste e 20-Rosa.
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Até o final de 2024 será definido se haverá condições técnicas e financeiras para as duas obras ou para apenas uma delas. Em reunião na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), em 9 de agosto, o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, deixou clara a dificuldade para fazer a obra da linha 20-Rosa em uma única fase.
A primeira barreira é o tamanho. A linha toda está projetada para ter uma extensão de 31,1km, com 24 estações e dois pátios. A segunda barreira está no valor previsto, cerca de R$ 25 bilhões. Como comparação, o TIC (Trem Intercidades) São Paulo-Campinas tem como previsão de investimentos R$ 12,8 bilhões.
“Eu não consigo ter um projeto que eu fico mais de 5 anos sem geração de receita, porque ninguém vai financiar e eu preciso de financiamento. Ninguém vai colocar R$ 25 bilhões, o Estado não tem R$ 25 bilhões (para investir), então precisamos de dinheiro de banco financiando isso. A partir de 5 anos eu começo a gerar a receita”, disse o secretário para os deputados estaduais da Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações.
Histórico de Mudanças
A chegada de uma linha metroviária ao ABC está em debate há duas décadas. Em 2014 foi assinado o contrato para a obra da linha 18-Bronze (Tamanduateí-Djalma Dutra). A obra custaria cerca de R$ 18 bilhões e teria uma obra durando cerca de 5 anos, ou seja, estaria pronta.
Com problemas para o pagamento das desapropriações, o Governo do Estado cancelou a obra em 2019. O então governador João Doria (PSDB) anunciou as obras do BRT-ABC (Sacomã-São Bernardo) substituindo a linha 18 e a unificação da proposta da linha 20, que a princípio teria uma primeira fase entre Moema e Lapa, e depois chegaria à São Bernardo.
Ainda na gestão de Rodrigo Garcia (PSDB) o projeto recebeu uma nova alteração para chegar até Santo André, como uma forma de chamar ainda mais a atenção dos investidores. Mas desde então a proposta final está no aguardo. As respostas finais ficarão para o ano que vem.
Fonte: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3314484/estudo-sobre-linha-20-rosa-fica-para-2024/
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