Metrô CPTM – A meta ambiciosa de investir em 2023 mais de R$ 5,6 bilhões em expansão e modernização, do Metrô de São Paulo, ficou pelo caminho. A companhia reviu os planos e reduziu o valor para R$ 3,5 bilhões, ainda assim o patamar mais elevado dos últimos anos.
O Metrô tem hoje três linhas em obras além de outros projetos importantes como a instalação de portas de plataforma e mudança do sistema de sinalização nas linhas mais antigas. A empresa também é responsável por alguns contratos das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas pela iniciativa privada.
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No início do ano, o Metrô esperava aplicar o maior volume de recursos em seus projetos de sua história, um valor equivalente ao custo de cerca de 6 km de linha subterrânea. No entanto, a realidade tem sido mais dura e poucos empreendimentos conseguiram usufruir dos montantes destinados a eles.
O corte promovido neste semestre também ocorreu no ano passado, quando a empresa parece fazer uma revisão do plano. A maior redução em percentual foi para o projeto da Linha 19-Celeste, que tinha R$ 252 milhões previstos e passou a contar com R$ 72 milhões (queda de 71%).
Os demais projetos de expansão também tiveram um corte significativo, de 68% enquanto a Linha 17-Ouro viu seu orçamento encolher de quase R$ 1,1 bilhão para R$ 460 milhões.
Já em valores absolutos, a maior perda foi, como esperado, a Linha 2-Verde, ceifada em R$ 1 bilhão. Apesar disso, o projeto segue avançando, com também R$ 1 bilhão investido até agosto. A extensão do ramal com oito estações também é o empreendimento com o maior percentual de progresso em oito meses, com quase 60% dos recursos utilizados (na nova tabela).
Apenas entre julho e agosto foram R$ 218 milhões e a situação deve seguir nesse ritmo, à medida que a extensão chega a estágios mais avançados.
Por falar nisso, a Linha 17 teve o segundo montante mais alto empregado nos últimos dois meses, com R$ 64 milhões empregados. Com a assinatura do contrato de obras civis com a empresa Agis, a tendência é que o ramal de monotrilho ganhe impulso nos próximos meses.
A situação até agosto é melhor do que no mesmo período do ano passado, quando o Metrô havia investido R$ 1,45 bilhão. Até aqui já foram R$ 1,63 bilhão, o que faz crer que o Metrô irá superar com alguma facilidade a marca de R$ 2,1 bilhões atingida em 2022.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/metro-de-sp-reve-para-baixo-previsao-de-investimentos-em-obras-em-2023/
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