Única fornecedora de rodas ferroviárias de aço forjado no Brasil enfrenta processo de falência – e não é por falta de demanda
Da maior fábrica da América do Sul de rodas e eixos ferroviários a um processo de falência que ainda não terminou. A MWL é um dos raros casos na indústria em que os altos e baixos da demanda, típicos do setor ferroviário brasileiro, não foram o estopim para a paralisação da produção e decadência da empresa. Havia encomendas – e muitas. No mercado brasileiro era a principal fornecedora de rodas forjadas para trens de passageiros, vagões e locomotivas. Dominava também a quantidade de encomendas fora do país, como nos EUA – onde o Metrô de Nova Iorque era um de seus principais clientes –, Inglaterra, além da América do Sul e Oriente Médio.
A crise começou a ganhar holofotes em agosto de 2020, quando a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial. Quase dois anos depois, em maio de 2022, paralisou as atividades em sua fábrica em Caçapava (SP), um espaço de 116 mil metros quadrados de terreno e 17 mil metros quadrados de parque fabril construído. Em setembro do ano passado, foi decretada a falência da empresa.
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