Verde Agritech avança em plano de utilizar ferrovias para escoar fertilizantes

Globo Rural – A produtora de fertilizantes Verde Agritech obteve aval de autoridades brasileiras para construir um ramal ferroviário no interior de Minas Gerais para escoar até 50 milhões de toneladas por ano de fertilizantes potássicos das instalações da empresa, em São Gotardo e Matutina, até a cidade de Ibiá, no Triângulo Mineiro.

Em nota, a companhia detalhou que o ramal ficará interligado a uma rede ferroviária que conecta sete Estados e o Distrito Federal, que tem parte administrada pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

A autorização para o ramal, concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério da Infraestrutura, foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União. A companhia agora aguarda para assinar um contrato com a ANTT para uso da ferrovia em regime privado e, em seguida, iniciará os estudos ambientais e de engenharia para o projeto.

Na nota, o fundador e CEO da Verde Agritech, Cristiano Veloso, afirmou que as minas da Verde têm o maior depósito de potássio identificado no Brasil, de 3,32 bilhões de toneladas, em conformidade com a norma NI 43-101. O executivo também destacou que o projeto contribui para reduzir a dependência brasileira pelo potássio importado.

O potássio produzido pela companhia é livre de cloro, o que contribui para melhorar a microbiota do solo. Mas também tem uma concentração menor de potássio que o KCL importado.

A Verde Agritech tem hoje duas plantas em operação, com capacidade de produzir anualmente até 3 milhões de toneladas de fertilizantes.

No ano passado, a empresa anunciou investimentos de R$ 275 milhões para a construção da terceira planta, elevando a capacidade de produção para 13 milhões de toneladas ao ano.

Fonte: https://globorural.globo.com/especiais/caminhos-da-safra/noticia/2023/09/verde-agritech-avanca-em-plano-de-utilizar-ferrovias-para-escoar-fertilizantes.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*