Brado e Rumo operam primeira viagem de contêineres pela Ferrovia Norte-Sul

Globo Rural – O primeiro trem da Ferrovia Norte-Sul com destino a Anápolis (GO) chegou esta semana no município. Operada pela Brado e Rumo, a composição percorreu 1.511 km, partindo de Cubatão (SP) pela Malha Paulista. A viagem durou três dias e foi o primeiro teste do trecho.

Nos 58 vagões, foram transportados 112 contêineres, 32 carregados com insumos agrícolas vindos da China, Estados Unidos e Europa. Os demais 80 seguiram vazios para serem encaminhados aos clientes de exportação no fluxo Anápolis-Santos e para formar um depósito no Porto Seco de Anápolis.
“Trata-se de um momento histórico para a infraestrutura brasileira, uma rota há muito aguardada e que vai alavancar o crescimento da região”, afirmou, em nota, Marcelo Saraiva, CEO da Brado.

De acordo com Guilherme Penin, vice-presidente de Expansão e Regulação da Rumo, o fluxo de contêineres por ferrovia traz novas perspectivas econômicas para as regiões que passam a ser atendidas por esse serviço.

“A ferrovia é um indutor de desenvolvimento. A chegada dos trilhos aos principais polos da agricultura e indústria de Goiás e Tocantins promove geração de empregos e potencializa as atividades econômicas dos municípios”, destacou, em comunicado. A primeira viagem de retorno levará pluma de algodão da safra que se inicia na Bahia ao Porto de Santos para exportação.

A Ferrovia Norte-Sul tem uma extensão total de 1.527 km entre Estrela D´Oeste (SP) e Porto Nacional (TO), passando pelo Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste. Estava em construção há 40 anos.

Fonte: https://globorural.globo.com/especiais/caminhos-da-safra/noticia/2023/09/brado-e-rumo-operam-primeira-viagem-de-contineres-pela-ferrovia-norte-sul.ghtml

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