Manobras de trens na região central de Rio Claro estão restritas durante horários de pico

G1 – As manobras dos trens na região do centro de Rio Claro (SP) estão limitadas durante os horários de picos. Motoristas que precisam atravessar alguma das três passagens de nível existentes na cidade reclamam do grande volume de composições que passam por dia, fazendo com eles tenham que aguardar para seguir caminho.

“Você sai de casa achando que vai chegar em 10 minutos, chega em 40”, disse o geólogo Daniel Godoi.

A empresária Edilaine Barbosa reforça a reclamação do geólogo e de que atrapalha para cumprir os horários dos compromissos. “Todos dias é essa rotina nossa de ficar aguardando o trem passando”.

Restrições

Em Rio Claro, há três passagens de nível, sendo uma localizada na Avenida 7. As outras duas estão nas Avenidas 8 e 13, respectivamente. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Paulon, a partir de agora, as composições têm restrições de horários para trafegar no centro da cidade.

“Nos foi proposto dois horários, ao menos, ao dia, nós conseguíssemos ter a previsibilidade e o compromisso deles [Rumo] de que não haveria composições em trânsito. Ou seja, 6h30 até 8h da manhã nós não temos composições obstruindo as passagens [de nível] e, também, das 11h até as 13h”, pontuou.

Ele destaca que dentro de dois anos outras mudanças ocorrerão para minimizar o problema, na qual a Rumo teria um cronograma para que, a partir de 2025, seja iniciado o trabalho de remoção das oficinas do centro da cidade, transferindo-as para o bairro Jardim Guanabara.

O que diz a Rumo

Em nota, a Rumo afirmou que em situações imprescindíveis para a operação, as manobras podem ser realizadas sem limitação de horário.

A empresa afirmou que a operação ferroviária segue todas as normas vigentes que são regulamentadas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2023/10/10/manobras-de-trens-na-regiao-central-de-rio-claro-estao-restritas-durante-horarios-de-pico.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*