
A edição Setembro/Outubro está no site. A matéria de capa traz os fatos que levaram a antiga Fábrica Nacional de Vagões, atual Greenbrier Maxion e AmstedMaxion, a completar 80 anos de produção em 2023. Um feito que ganha ainda mais relevância num mercado complexo e instável como o ferroviário brasileiro.
A Entrevista é como CEO da Metrô BH, Guilherme Bastos Martins. A concessionária assumiu em março deste ano a operação do sistema da capital mineira, e tem pela frente um cronograma intenso de obras, que envolve a construção de uma nova linha de 10,5 km, a extensão da Linha 1 até Novo Eldorado, reforma de 19 estações, mudança de sinalização e compra de 24 trens. Na conversa exclusiva com a Revista Ferroviária, Martins detalhou os prazos e o que já está sendo implementado.
Em Expressas, o levantamento iniciado pela área de auditoria técnica do Tribunal de Contas da União sobre o mercado de cargas domésticas no Brasil. O trabalho tem esbarrado na dificuldade de se conseguir dados oficiais do governo sobre o volume de cargas transportadas no país, de um estado para o outro e por produto. A coluna também traz informações sobre o programa de devoluções de trechos ferroviários que o governo quer implementar, o plano nacional de ferrovias, a situação do processo de renovação antecipada do contrato da FCA e a seleção de projetos de mobilidade urbana para o Novo PAC.
Uma das reportagens da edição é sobre os estudos para a descarbonização da frota de locomotivas que estão feitos pela VLI e pela Vale. Cada uma optou por um tipo de combustível e espera em breve ter alguns resultados preliminares. Outra fala sobre o evento de comemoração dos 50 anos da Plasser do Brasil, que contou com um jantar para clientes e a inauguração de uma unidade de assistência técnica e manutenção de equipamentos em Hortolândia (SP). A nova planta também foi tema de um conteúdo assinado pela Plasser do Brasil. A empresa detalhou os serviços oferecidos na unidade, que incluem reparos, overhaul e o inédito retrofit de máquinas. A companhia afirmou ainda que pretende retomar a fabricação de equipamentos no país.
Na coluna de Sérgio Avelleda, os pontos que se deve prestar atenção no debate sobre privatizar ou não sistemas metroferroviários. Em Gente que faz diferença, os funcionários que são destaques na CBTU Natal, EFVM e Super Metal. No estudo de mercado, a leve queda na frota brasileira de TUEs. Sem encomendas e com atrasos na entrega dos novos trens da ViaMobilidade pela Alstom, a frota nacional encurtou junto com o aposento de unidades por algumas operadoras.
Em Suprimentos, as tecnologias implementadas pelas operadoras de passageiros para agilizar e melhorar o processo de manutenção de trens. Na seção Estatísticas, os dados de movimentação de carga e de passageiros em julho e agosto deste ano. No Artigo, uma reflexão sobre o processo de desapropriação iniciado por algumas autorizatárias de ferrovia. O texto é de autoria de Cássia Malacarne e Camille Viana, diretoras da consultora InfraConnect, especializada em regulação de infraestrutura de transportes.
Na Nota Técnica, o trabalho vencedor da categoria 01 do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, intitulado “Pagamento por aproximação no sistema metroviário do Rio de Janeiro: resultados e benefícios”, dos autores Raphaela Maturo e Pedro Fiuza Cardoso.
No Arquivo Ferroviário, uma locomotiva C30-7 com nova pintura que traz o logotipo da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). As linhas ferroviárias dentro do maior complexo portuário da América Latina estão sendo controladas, desde o último dia 1º de outubro, pela Rumo, MRS e VLI, por meio de um inédito modelo de concessão associativa, que substituiu a antiga Portofer.
Na Foto do Mês, a esmerilhadora RG422 da Loram, que chegou ao Brasil em agosto para operar na Operação Norte da Rumo. O equipamento foi fabricado como parte do acordo de full service, pelo qual a fabricante (por meio da subsidiária Loram South America) ficará responsável pelos próximos 15 anos pelo esmerilhamento de trilhos das malhas Paulista e Norte. No Sumário, uma foto do pátio Jabaquara do Metrô de São Paulo, que abriga o estacionamento e as oficinas que recebem as composições das linhas 1-Azul e 2-Verde.
Clique aqui para ler a edição completa.
Os assinantes receberão a revista impressa em breve.
Seja o primeiro a comentar