SP prepara estudos para desestatizar Metrô e CPTM

Valor Econômico – Até o fim de 2024, o governo paulista deve concluir os estudos sobre o futuro do Metrô, que poderá levar à concessão de linhas separadamente, junto com a construção de novos trechos; parcerias público-privadas ou até a venda da companhia – que ainda opera as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata -, neste caso uma possibilidade menos provável, disse ao Valor o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini.

O avanço dos projetos para desestatização do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem sido alvo de resistência dos trabalhadores dessas empresas, que hoje realizam paralisação em protesto contra os planos do governo.

Outras quatro PPPs deverão ocorrer até 2025. A primeira delas do Trem Intercidades, da capital a Campinas, junto com a linha 7, em leilão marcado para fevereiro. As linhas 11, 12 e 13 da CPTM, e um terceiro bloco com a linha 10 e um futuro VLT de Guarulhos ao ABC, além do Trem Intercidades até Sorocaba. Outros projetos são as PPPs das rodovias Mogi-Bertioga e SP-055, também com leilão em fevereiro, e do túnel entre Santos e Guarujá, neste caso com a participação do governo federal.

Fonte: https://valor.globo.com/impresso/noticia/2023/10/03/sp-prepara-estudos-para-desestatizar-metro-e-cptm.ghtml

1 Comentário

  1. Absurdo a venda do metrô o sistema deve ser mesclado o correto seria que novas linhas poderiam ser construída já em regime de privado evitando que o transporte ficar tudo na mão do privado que depois fazem o lob para aumento das passagens. É o que acontece no Rio. Fora que aqui em Sp uma única empresa CCR controla parte da transporte e várias rodovias.
    Será que bancaram a eleição do governador?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*