Metrô CPTM – No começo do mês de outubro, a ViaMobilidade sofreu uma falha de grandes proporções na Linha 9-Esmeralda. Diante de suspeitas de vandalismo e sabotagem, a concessionária deverá reforçar a segurança nas vias, investindo inclusive em soluções tecnológicas.
O contrato de concessão das linhas 8 e 9 prevê no capítulo “Empreendimento 61 – Telecomunicações” uma série de investimentos importantes no âmbito de segurança. Um destes é a implantação do Sistema de Monitoramento de Via (SMV). Atualmente apenas a Linha 13-Jade da CPTM possui um sistema desta natureza implantado nas linhas ferroviárias.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O SMV será responsável pela supervisão e controle das imagens de câmeras que deverão ser instalados em trechos de via entre as estações. Todos os registros deverão ser centralizados no novo CCO de Presidente Altino e espelhados para o CCO do Brás da CPTM.
O contrato estabelece pontos de segurança importantes que o novo sistema deverá captar para garantir a integridade da operação das linhas 8 e 9. A cobertura poderá verificar os seguintes itens:
- Vandalismos
- Circulação de pessoas não autorizadas
- Vias
- Rede Aérea
- Passarelas
- Entrada de Subestações
- Entrada de Cabines Seccionadoras
- Circulação de veículos ferroviários
Atualmente o SVM existente nas linhas concedidas são restritos apenas à visão das extremidades das plataformas nas estações, sendo insuficiente para captar trechos críticos onde equipamentos importantes como AMVs e caixas de locação estão presentes.
Em nota, a ViaMobilidade informa que tem estratégia de rondas ao longo do trecho em operação e que também irá investir em soluções modernas como softwares e alarmes em pontos importantes.
“Quanto à segurança, a concessionária tem como estratégia rondas constantes com equipes de AAS (Agentes de Atendimento e Segurança) ao longo da linha, embarcadas nos trens ou em automóveis, além de monitoramento por câmeras. A ViaMobilidade também estuda soluções mais modernas, como softwares analíticos integrados, alarmes, e a implantação de mais câmeras nas linhas, pátios, subestações, cabines de paralelismo, aparelhos de mudança de via e caixas de sinalização.”
Falha severa
A falha no sistema de rede aérea da Linha 9-Esmeralda pode ser considerada grave. A concessionária precisou realizar a troca de 5 quilômetros de rede aérea incluindo componentes como fio de contato, cabo mensageiro e cabos equipotenciais.
O superaquecimento do sistema causado por um curto circuito no sistema de energia gerou danos que colocariam em risco a integridade da operação em parte da linha 9. O site registrou as atividades de manutenção que mobilizou locomotivas, vagões adaptados e veículos especiais. Em nota, a concessionária afirma que o problema foi resolvido no começo da semana.
“No último dia 03, a Linha 9-Esmeralda foi afetada por um dano no sistema de alimentação de energia elétrica, causando a interrupção parcial da operação. Com a ocorrência, a equipe técnica da concessionária identificou a necessidade de troca de 5 km de cabos da rede aérea que foram danificados. Para a atividade corretiva, a ViaMobilidade contou com todo o efetivo do time de manutenção, além da colaboração de um fornecedor especializado. Foram utilizados instrumentos adequados, veículos rodoferroviários e vagões especiais tracionados por locomotiva.
Todo reparo da rede aérea afetada foi concluído na madrugada desta segunda-feira (16). Durante a manutenção, os intervalos entre os trens sofreram variações e os clientes foram informados nos canais oficiais da concessionária.”
Seja o primeiro a comentar