Só Notícias (MT) – A ferrovia estadual que está sendo construída a partir de Rondonópolis até Cuiabá e na segunda fase até Nova Mutum e Lucas do Rio Verde deverá será concluída no máximo de 10 anos. O cronograma de expansão dos trilhos foi apresentado na reunião ordinária do Conselho Temático de Infraestrutura e Logística da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). As obras estão em andamento. Já foi construído viaduto para passagem dos trens em Rondonópolis e as obras avançam sentido Campo Novo por onde passará o traçado dos trilhos até a capital.
As informações do planejamento de expansão, custos, investimentos foram apresentadas pelo especialista de Relações Governamentais da Rumo, Vinícius Roder. Foi autorizado a construção de 682 km da ferrovia (mas chegará a 743), que contém 22 pontes, 21 viadutos e cinco passagens inferiores, interligando 16 municípios mato-grossenses e um investimento de R$ 14 bilhões.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“No pior cenário possível, a finalização dos trilhos será daqui a dez anos dentro do cronograma já estabelecido, chegando em Lucas do Rio Verde. A expectativa é finalizar o trecho até Cuiabá em junho de 2026, podendo ser prorrogado para mais dois anos”, explicou Roder.
O acompanhamento do plano estratégico de obra da ferrovia será sugerido pelos conselheiros para, segundo a assessoria da Fiemt, ser também apresentado na reunião mensal da diretoria.
Seja o primeiro a comentar