Por JOSÉ CARLOS ALVES – Gerente executivo de Manutenção do VLT Carioca
Todo caminho para o sucesso é mais curto se puder ser medido.
Diariamente, o setor metroferroviário de passageiros enfrenta o desafio de entregar um sucesso específico para cada cliente. A satisfação do “produto viagem” envolve o tempo de espera adequado, um trajeto sem ocorrências e condições mínimas de conforto, por exemplo. Pode significar chegar ao trabalho, à faculdade, a uma consulta médica ou a um simples local de lazer.
Para que qualquer um desses desejos dê certo, porém, uma série de fatores precisa convergir de forma positiva. Entre os principais, está um bom planejamento e execução das atividades de manutenção. Ações preventivas e corretivas executadas no cronograma e dentro dos parâmetros corretos ajudam a manter a vida útil de equipamentos e estruturas, evitando falhas e incidentes. Para aprimorar esse processo fundamental, o VLT Carioca desenvolveu internamente o Diagnóstico do Trabalho da Manutenção (DTM). Adaptado da literatura do Prof. Vicente Falconi sobre os procedimentos de operação, o projeto consiste em estabelecer padrões de execução para as tarefas críticas da área e verificar se eles estão sendo cumpridos pelas equipes, por meio de indicadores pré-definidos.
Os líderes precisam acompanhar as atividades, observar o nível de conformidade, registrar o diagnóstico e dar feedback para o colaborador a partir de modelos propostos. Dado o ineditismo de muitas tecnologias presentes nos sistemas do VLT (alimentação elétrica pelo solo – APS, supercapacitores, validadores embarcados, entre outros), a ferramenta foi desenhada considerando três objetivos: garantir o cumprimento do padrão, desenvolver a habilidade do executante e analisar e melhorar o processo.
Com essas premissas, foram definidos níveis de criticidade para cada uma das atividades (alto, médio e baixo) e, a partir disso, o intervalo para a realização dos diagnósticos, que contam com um roteiro a ser seguido pelo autor, abrangendo questões técnicas, mas também de segurança e a sua efetividade para o negócio. Além disso, foram desenvolvidos: uma matriz de capacitação; um material específico de treinamento; painel de resultados e um sistema próprio de controle para registro dos relatórios. Também foi feita a descrição dos níveis de capacitação que identificam o grau de conhecimento e da habilidade de cada profissional na execução, desde a noção básica até o seu domínio e a possibilidade de transmissão dos padrões, como multiplicador.
Hoje, o DTM é uma ferramenta integrada à cultura da empresa e 100% da equipe de mantenedores do VLT Carioca é participante do processo, o que contribui para a superação dos indicadores da área, desde a limpeza de via até o reparo das composições.
Inúmeros eventos são avaliados por trimestre, desvios são identificados e corrigidos com maior velocidade e o corpo técnico se torna cada vez mais especializado e comprometido em entregar resultados com excelência.
A confiança na relação entre líderes e liderados também foi impactada positivamente, com critérios claros para a avaliação de desempenho e a possibilidade da construção de uma jornada de aprendizado e o consequente nivelamento dos times.
O sucesso passa, enfim, pelas pessoas. As que executam suas funções com qualidade abrem o caminho para que outras alcancem o seu destino com êxito.
A ferramenta DTM é excelente e consegue colocar uma lupa no processo de manutenção. Parabéns!
Excelente a ideia em medir os níveis de criticidade, a manutenção é uma arte e poder prever com exatidão o que e como fazer faz toda a diferença! Parabéns aos envolvidos!
Muito bom!!! Com toda certeza, um case de sucesso. Parabéns!!!!
Ótimo trabalho. Parabéns pela excelência. Ganhos para a operadora e para o usuário.