![Sinalização desenvolvida pela MPK Engenharia - Fotos: Divulgação Sinalização desenvolvida pela MPK Engenharia - Fotos: Divulgação](https://revistaferroviaria.com.br/wp-content/uploads/2023/12/image-25-678x381.png)
Empresas especializadas estão desenvolvendo novos modelos para aumentar a segurança nos cruzamentos
Em novembro deste ano, uma colisão entre um ônibus e um trem de carga deixou uma mulher morta e cinco pessoas feridas num cruzamento de ferrovia com rodovia em Brasília. De acordo com testemunhas, o ônibus estava em cima do trilho quando o sinal fechou e o condutor não teve tempo de sair da linha. Por meio de uma nota oficial, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamentou o acidente e disse que, após uma análise prévia, foi possível observar que o coletivo avançou a passagem em nível sem atentar para a sinalização do local e para os avisos de emergência emitidos pelo trem da Ferrovia Centro-Atlântica.
Este é o exemplo mais recente de um caso trágico em passagens em nível (PNs), cruzamentos que existem aos montes pelo país. Embora não haja dados oficiais, especialistas estimam que a maioria dos acidentes metroferroviários acontece nesses locais, por falta de sinalização adequada ou de atenção humana. Esse cenário tem levado algumas empresas a apostarem no desenvolvimento de soluções para garantir mais segurança e eficiência nas PNs pelo Brasil.
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