Metrô CPTM – Nesta sexta-feira (26) a ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, teria efetivado a devolução do primeiro trem da Série 8500 (H568) para a CPTM com quase oito meses de atraso.
A composição em questão foi vista em vias da CPTM após ser revisada e receber a caracterização da companhia de trens do estado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As composições da Série 8500 foram cedidas para a concessionária em caráter temporário até que a empresa efetivasse a aquisição de sua nova frota de 36 trens. Os trens fabricadas pela Alstom sofreram atrasos por questões de cadeia de suprimentos.
Originalmente, os dois primeiros trens da CPTM deveriam ter retornado 23 meses após a assinatura do contrato (30/06/2021), sendo a data limite o dia 30 de maio de 2023.
Porém, a devolução ocorreu depois de 30 meses da assinatura do contrato, ou seja, uma diferença efetiva de 7 meses e 27 dias do prazo original.
A devolução dos trens é importante para a CPTM, que poderá reforçar sua frota, oferecendo maior nível de conforto aos passageiros das demais linhas.
A aquisição de trens por parte da ViaMobilidade é uma dos investimentos mais pujantes de toda a concessão. As novas composições vem com a promessa de aumentar o conforto e confiabilidade das viagens nas linhas concedidas. Atualmente um terço da frota foi entregue.
Cabe lembrar que a concessionária deverá devolver, além dos trens da Série 8500, todas as composições da Série 7500 e algumas da Série 7000 para a CPTM. Portanto, ainda há muito o que ser feito para efetivar a entrega dos trens para a estatal. Em nota enviada ao site, a ViaMobilidade se posicionou sobre a devolução do trem.
“Com o avanço gradativo do recebimento dos 36 novos trens adquiridos da Alstom, que fazem parte do investimento de R$ 4 bilhões em melhorias nos três primeiros anos de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade iniciou o processo de devolução das composições ao poder concedente. Hoje, o primeiro (H568) foi devolvido à CPTM.
Conforme previsto em contrato, a concessionária mantém o compromisso de realizar a revisão e a vistoria de todos os trens que serão devolvidos ao poder concedente.
Para manter o serviço de transporte, de forma a não trazer impactos aos passageiros, a frota será devolvida gradativamente até o recebimento integral das novas composições, considerando a demanda operacional.”
Seja o primeiro a comentar