Só Notícias (MT) – Deputados estaduais vão se reunir com a diretoria da Rumo – Logística e Transporte Ferroviário, no próximo dia 26, para discutir os impactos da alteração do traçado da ferrovia em Rondonópolis, que resultou na decisão da Assembleia em aprovar a suspensão da licença para continuar a obra, o governo do Estado acionou o judiciário que autorizou a continuidade das obras. Os parlamentares seguem esperando explicações da empresa sobre a mudança no traçado dos trilhos que vai impactar diretamente em bairros em Rondonópolis – Maria Amélia, Rosa Bororo e toda a região Salmén que poderá passar a 40 metros de residências, ocasionando impactos econômicos, sociais e ambientais.
A reunião foi convocada pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Eduardo Botelho. “Na reunião do dia 26, vamos continuar a cobrar e trabalhar para encontrar uma solução para este problema, pois a ferrovia é uma obra importante para Rondonópolis e para Mato Grosso”. “Defendemos a necessidade de conciliação na decisão sobre o traçado apresentado pela empresa Rumo. Reconhecemos a importância do setor privado, sem o qual Mato Grosso não seria tão próspero. Contudo, defendemos a atuação transparente e ordeira das instituições privadas e públicas. Definir ou alterar o traçado de forma unilateral, sem ouvir as pessoas, o legislativo e sem um estudo efetivo de impactos gera consequências ruins para o município”, disse o deputado Claudio Oliveira.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A secretaria estadual de Meio Ambiente informou, anteriormente, que a empresa solicitou alteração do traçado ferrovia, diante das dificuldades que teria em executar parte da obra, como a construção de uma ponte de mais de 2,2 mil metros e que a empresa também terá que apresentar um novo estudo de impacto para que a obra possa dar andamento.
A ferrovia estadual Vicente Vuolo ligará Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde (previsto para 2028) com investimentos que devem passar de R$ 12 bilhões com mais de 730 km de trilhos, viadutos, terminais de cargas e demais obras para escoamento da safra agrícola. As obras estão em andamento com viaduto ja construído em Rondonópolis e seguindo sentido a capital.
Seja o primeiro a comentar