Metrô tem de substituir pisos danificados de estação da Linha 17-Ouro

Metrô CPTM – Uma imagem e uma legenda do relatório de empreendimentos do Metrô de São Paulo mostram que as obras da Linha 17-Ouro não sofrem apenas com atrasos, mas também trabalhos desperdiçados.

Segundo a companhia, em janeiro a estação Brooklin Paulista passava pela “retirada de pisos danificados da plataforma”, mas não há informações sobre o motivo.

A imagem mostra funcionários da empresa Agis, que assumiu o contrato de obras civis em setembro passado, retirando dezenas de peças da plataforma central da estação, que até hoje não recebeu cobertura.

Mesmo sem uma razão conhecida, é fato que a necessidade de refazer um serviço como esse significa desperdício de dinheiro público.

As obras da estação Brooklin Paulista da Linha 17-Ouro já estão no quarto grupo contratado.

A construção começou com o Consórcio Monotrilho Integração, passou para o TIDP e em seguida para a Coesa, que meses depois se juntou à KPE para formar o Consórcio Monotrilho Ouro.

Esse consórcio foi afastado pelo Metrô há quase um ano após se instado a retomar os trabalhos, que estavam paralisados durante a troca de gestão entre o governo Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas.

Não se sabe qual deles instalou os pisos na plataforma e nem por que eles estão danificados. Pode ter sido causado pela exposição ao tempo já que eles ficariam numa área coberta, mas também por um serviço mal feito ou peças com problemas de qualidade.

Imagens de dezembro da estação Chucri Zaidan também mostram pisos quebrados ou removidos na plataforma, mas não se sabe se pela mesma razão de Brooklin.

O site contatará o Metrô nos próximos dias para buscar um esclarecimento.

Promessa estapafúrdia cobra seu preço até hoje

A Linha 17-Ouro está perto de completar 12 anos em obras. Foi prometida de maneira irresponsável como um projeto para a Copa do Mundo de 2014, mas qualquer pessoa envolvida com engenharia civil saberia afirmar que o prazo era pífio.

Não se constrói uma linha de metrô em apenas dois anos. Nem mesmo um simplório corredor de ônibus sai do papel tão rápido, como se vê no famigerado “BRT ABC”, que dirá um sistema complexo como um ramal metroferroviário.

No entanto, o slogan da época cobra seu preço até hoje com as manchetes repetitivas sobre a “obra da Copa”, de que ano, ninguém sabe.

Agis teria até abril de 2025 para concluir o que as suas antecessoras não conseguiram ou não quiseram. Pelo ritmo atual, parece que também não será desta vez que uma promessa é cumprida no ramal de monotrilho.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/metro-tem-de-substituir-pisos-danificados-de-estacao-da-linha-17-ouro/

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