Portal da Cidade (Mirassol-SP) – A concessionária Rumo revelou nesta quarta-feira (07) um conjunto ambicioso de 30 obras que serão realizadas em Rio Preto, Cedral e Mirassol, como parte de uma “solução integrada” destinada a solucionar os conflitos urbanos nas áreas afetadas pela ferrovia. O projeto, que originalmente incluía a construção de um contorno ferroviário de cerca de 55 quilômetros, foi descartado em um anúncio feito no gabinete da prefeitura de Rio Preto, com a presença dos prefeitos de Mirassol, Edson Antonio Ermenegildo, de Rio Preto, Edinho Araújo, e de Cedral, Janjão, além de representantes da empresa.
A decisão de alterar o escopo das obras em Cedral, Mirassol e São José do Rio Preto surgiu após uma análise conjunta realizada por órgãos técnicos, pesquisadores e a sociedade, a partir das audiências públicas realizadas no primeiro semestre de 2022.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo a empresa, durante o processo de obtenção de Licença Prévia (LP), que avalia a viabilidade socioambiental do empreendimento, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) solicitou informações complementares sobre uma alternativa que mantivesse as obras no traçado atual, levando em consideração os impactos ambientais que um novo contorno causaria.
O pacote de obras, que já recebeu aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU), inclui projetos como viadutos, passarelas e outras estruturas de segurança. Agora, as obras iniciarão a fase de validação técnica pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O projeto original do contorno ferroviário foi descartado devido a uma série de desafios, incluindo o impacto em recursos hídricos e áreas de preservação permanente, bem como a necessidade de desapropriação de terrenos e movimentação de grandes volumes de terra.
Para Mirassol, estão previstas quatro soluções para os cruzamentos com a construção de viadutos ou túneis, sete passarelas de pedestres e aproximadamente 13 quilômetros lineares de muros, além de cinco quilômetros lineares de cercas. Com isso, não haverão mais cruzamento em nível e cancelas e as locomotivas deixarão de utilizar as buzinas dentro de perímetro urbano do município. Previsão de obras com início neste ano e término em 2028. O novo projeto foi elaborado com a participação do Departamento de Planejamento Urbano de Mirassol e com acompanhamento do prefeito Dr. Edson.
Seja o primeiro a comentar