Mobilidade Sampa – O Governo do Estado de São Paulo planeja realizar, ainda este ano, o leilão para conceder ou privatizar as operações das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A revelação foi feita pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, durante um evento ocorrido em 14 de março de 2024, com a presença de prefeitos das cidades do Alto Tietê.
No encontro, autoridades políticas de municípios como Suzano e Mogi das Cruzes receberam uma apresentação detalhada do projeto de leilão, que busca transferir a gestão dessas três linhas para o setor privado. Essas linhas desempenham um papel crucial no transporte público metropolitano, conectando o Centro de São Paulo às cidades da região.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O plano implica em investimentos estimados em 13 bilhões de reais, parte dos quais serão provenientes de recursos públicos, com o objetivo de melhorar o serviço oferecido por essas linhas, incluindo a expansão de trechos e a construção de novas estações.
Na Linha 11-Coral, por exemplo, está prevista a expansão para além da estação Estudantes, com a construção da estação Cézar de Souza, em Mogi das Cruzes, além de melhorias em paradas já existentes.
Para a Linha 12-Safira, a proposta é estender seu percurso até Suzano, tornando essa estação o novo terminal, ampliando o atendimento até o Brás e mudando o ponto final para Calmon Viana.
Por fim, a Linha 13-Jade deve contar com uma expansão mais ambiciosa, com a adição de quatro novas estações a partir da estação Aeroporto-Guarulhos, alcançando o bairro de Bonsucesso, próximo ao limite entre os municípios de Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba. Estima-se que as obras gerem cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.
Seja o primeiro a comentar