G1 – A ordem de serviço para as obras de ampliação e reforma da Ponte A Tribuna, antiga Ponte dos Barreiros, em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi assinada nesta segunda-feira (11). As intervenções darão início à extensão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a Área Continental da cidade.
O documento foi assinado em cerimônia com representantes da cidade e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) na sede da Secretaria de Serviços Públicos. As obras são fruto de uma parceria entre Prefeitura, EMTU e o Estado de São Paulo. O recurso foi adquirido via repasses do governo estadual.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto é dividido em duas etapas. A primeira consiste nas obras da Ponte A Tribuna, com execução dos trabalhos de responsabilidade do consórcio Paulitec-Agis. Estão previstas ampliação no número de estacas, reestruturação na parte ferroviária – atualmente desativada – e construção de ciclovia e passarela para pedestres.
A segunda etapa inclui o trecho ferroviário pós-ponte, que ligará o VLT à Área Continental com a construção de quatro novas estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e o Terminal Samaritá.
“O papel da prefeitura foi articular com a EMTU a questão técnica; com o governador a questão política, mostrar para ele a importância política e social de uma obra como essa. Hoje conseguimos ver o fruto do nosso trabalho”, disse o prefeito Kayo Amado (Podemos), em nota divulgada pela administração municipal.
Próximos passos
De acordo com o subsecretário municipal de Infraestrutura, Paulo Fiamenghi, a prefeitura apoia a EMTU em trâmites administrativos e burocráticos. “Para a obtenção do licenciamento da obra e posterior licitação das obras da 2ª etapa da Fase 3”.
Uma audiência pública sobre o segundo trecho da fase 3 está prevista para o dia 10 de abril, na Câmara Municipal. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto estão disponíveis para consulta até 9 de abril, no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro).
Seja o primeiro a comentar